A Universidade de Brasília contará com um espaço voltado ao cuidado infantil no período noturno, atendendo uma demanda real dos estudantes e servidores que precisam conciliar a rotina acadêmica e profissional com o cuidado dos seus filhos.
O projeto é coordenado pela Professora Drª. Cláudia Regina Nunes dos Santos Renault, da Universidade de Brasília (UnB), e sistematizado pela Secretaria de Direitos Humanos da UnB (SDH – UnB). A Cuidoteca tem como objetivo oferecer acolhimento e cuidado aos filhos de estudantes e servidores, permitindo que mães, pais e responsáveis possam estudar e trabalhar com mais tranquilidade e segurança, sem a preocupação de onde ou com quem deixar as crianças.
A iniciativa conta com o apoio da Finatec, responsável pela gestão administrativa e financeira do projeto, e com financiamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Inicialmente, o foco está no turno noturno da Universidade de Brasília, onde a demanda se apresenta de forma mais urgente.
“O projeto da Cuidoteca surgiu a partir da necessidade identificada pelo coletivo de mães em dispor de um espaço noturno adequado para acolher suas crianças.” – explicou a coordenadora, Profª. Drª. Cláudia, ao comentar a origem da iniciativa.
A coordenadora também ressaltou que muitos estudantes acabam interrompendo os estudos, justamente por não terem um local adequado para deixar os seus filhos, uma vez que as creches, em sua maioria, funcionam apenas no período diurno e nem todos contam com uma rede de apoio. Essa realidade impacta negativamente o tempo de qualidade com as crianças, quanto o desempenho acadêmico e profissional de servidoras e estudantes.
Pensando em agilizar a implementação do projeto, foi realizada uma visita técnica do MDS ao PIJ, buscando um espaço que não exigisse obras. Com a aprovação para utilização do espaço, o projeto terá duração de 12 meses e capacidade para atender até 40 crianças, de 3 a 9 anos. O funcionamento será das 18h30 às 22h45, com lanche garantido e agentes responsáveis pelo cuidado das crianças durante todo o período em que estiverem no espaço.
Com a perspectiva de ampliar a projeção de atendimento nos próximos anos, a Cuidoteca poderá alcançar um número ainda maior de crianças, promovendo bem-estar e favorecendo a permanência de mães e servidoras na vida acadêmica e profissional, especialmente no período noturno, fortalecendo e expandindo a proposta.












