A Finatec

História da Fundação

No início dos anos 1990, um grupo de professores da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília se uniu em torno de uma necessidade em comum: superar obstáculos burocráticos para se fazer pesquisa acadêmica. Surgiu assim, em 13 de março de 1992, a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – a Finatec!

Nosso pioneiro foi o professor Antônio Manoel, que havia visitado a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, por ali, conheceu a Fapergs, a fundação de apoio à instituição. Inspirado, chegou a Brasília e imediatamente colocou em ação o plano de fazer algo análogo para a UnB.

O pensamento no coletivo está no nosso DNA: os primeiros recursos para a criação da Finatec junto ao Ministério Público saíram do bolso dos professores, e não da Universidade. Como em qualquer entidade que nasce com pouco capital, todo o trabalho era feito pelos fundadores.

Conheça os 12 professores que fundaram a Finatec!

Prof. Nelson Martin

Departamento de Engenharia Mecânica

Pro José Luiz Alvez Fountora Rodrigues

Departamento de Engenharia Mecânica

Prof. Fernando Jorge Rodrigues Neves

Departamento de Engenharia Mecânica

Prof. Kalil Skeff Neto

Instituto de Física

Prof. Milton Luiz Siqueira

Departamento de Engenharia Mecânica

Prof. João Nildo de Sousa Vianna

Departamento de Engenharia Mecânica

Prof. Tomaz Soriano de Souza

Departamento de Engenharia Mecânica

Prof. Antônio Manoel Dias Heneiques

Departamento de Engenharia Mecânica

Prof. Sadek Crisóstomo Absi Alfaro

Departamento de Engenharia Mecânica

Prof. Aldo João de Sousa

Departamento de Engenharia Mecânica

Prof. Luis Afonso Bermudez

Departamento de Engenharia Elétrica

Prof. Lúcio Benedito Remo Salomon

Departamento de Engenharia Mecânica

O começo não foi nada fácil: na época, a inflação no Brasil ultrapassava os 20% – o processo de captação de recursos era muito lento e, quando o dinheiro finalmente chegava, havia se desvalorizado e era insuficiente para a compra de equipamentos.

A Finatec não parou e, em 2000, foi a primeira fundação brasileira de apoio à universidade a lançar um programa de fomento à pesquisa, auxiliando pesquisadores na publicação, na participação em eventos científicos internacionais e na realização de projetos.

Em 2015, colocamos em prática um Plano de Trabalho Estratégico, com cinco objetivos principais: capacitação para prospectar novos projetos, fortalecimento da imagem da entidade, revisão do escopo de atividades, ampliação de resultados de tecnologia em processos e fortalecimento do relacionamento com a rede.

Os frutos logo vieram: no ano seguinte, executamos 127 projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, apresentando um crescimento de 89% em relação ao ano anterior.

Em 29 anos de caminhada, a Finatec apoiou:

100

projetos de pesquisa

100

projetos científicos

100

cursos

e já temos muitas histórias para contar Desde o contato entre financiadores e pesquisadores até a execução de eventos, a Finatec trabalha para que os projetos tenham os melhores resultados possíveis.

Conheça os bastidores de projetos apoiados pela Finatec!

Descubra nossos parceiros e clientes!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support