Devido ao calendário de fim de ano, informamos que não haverá expediente nos dias, 24/12, 25/12, 31/12 e 01/01. As atividades serão retomadas normalmente no dia 02/01.

Sabores e Saberes: Uma celebração à ancestralidade, cultura e gastronomia dos terreiros

Aconteceu no dia 17 de dezembro, na Casa Niemeyer, localizada no Park Way, em Brasília (DF), o evento “Sabores e Saberes: Amostra Gastronômica de Comidas de Terreiro”. A iniciativa teve como objetivo dar visibilidade e valorizar a culinária de terreiro, reconhecendo como patrimônio cultural brasileiro, além de celebrar a ancestralidade, a identidade e os saberes tradicionais das comunidades de matriz africana.
O evento integra parceria formal entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação Cultural Palmares (FCP), firmada por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED). Para garantir maior agilidade administrativa, financeira e operacional na execução das ações, a UnB contou com o apoio da Finatec, sua fundação de apoio, responsável pela gestão dos recursos e suporte operacional necessário à realização do evento.


A programação incluiu a seleção, por meio do Edital nº 05/2024: I Edição do Prêmio Sabores e Fazeres da Comida de Terreiro de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, de 45 receitas oriundas de terreiros de diferentes regiões do país. As receitas selecionadas integraram a amostra gastronômica apresentada durante o evento, culminando em uma cerimônia de premiação. As comunidades contempladas receberam recursos financeiros e kits de cozinha industrial, iniciativa que visa fortalecer a sustentabilidade das ações comunitárias, além de estimular a geração de emprego e renda nos territórios tradicionais.


Durante a cerimônia, foi destacada a importância do reconhecimento institucional da gastronomia de terreiro como instrumento de preservação da memória, da cultura e da resistência dos povos de matriz africana. Em suas falas, as autoridades ressaltaram o compromisso das instituições públicas com a promoção da diversidade cultural e o enfrentamento das desigualdades históricas.


Estiveram presentes no evento Rozana Naves, Reitora da Universidade de Brasília; Ronaldo dos Santos, Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, do Ministério da Igualdade Racial; Mariana Braga, da Assessoria de Participação Social e Diversidade; Ya Sara Reis, do Ilê Asè Omilare Ova Sagba; Iyá Meire de Omolu, do Ilê Igi Omi Loba Àse T’Ogun; além de representante da Presidência da Fundação Cultural Palmares e do Embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto.


Em suas falas, os participantes destacaram que iniciativas como o “Sabores e Saberes” reafirmam o papel das políticas públicas na valorização das culturas de matriz africana, no reconhecimento de seus saberes tradicionais e no fortalecimento das comunidades de terreiro como agentes fundamentais na construção da identidade cultural brasileira.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
× Como posso te ajudar?