Estão abertas as inscrições para a Cocreation Lab DF, uma iniciativa voltada ao desenvolvimento de projetos inovadores no Distrito Federal. Empreendedores(as) com ideias de impacto agora têm a oportunidade de participar do programa de pré-incubação no Cocreation Lab DF, que oferece acesso a mentorias, consultorias especializadas e um ambiente colaborativo para a consolidação de negócios.
Nesta edição do Cocreation Lab DF teremos quatro polos de pré-incubação, que receberão propostas em diferentes áreas, para que os participantes possam escolher o tema que melhor se adeque a sua ideia de negócio:
1) Polo Ipê Branco Localização: Campus UnB Darcy Ribeiro Tema: Ideais inovadoras de negócios em áreas de educação, saúde, economia criativa e outras afins
2) Polo Ipê Roxo Localização: Campus UnB Gama Tema: Ideias inovadoras de base tecnológica
3) Polo Ipê Amarelo Localização: Campus IFB São Sebastião Tema: Ideias inovadoras de negócios para mulheres residentes de comunidades em situação de vulnerabilidade social
4) Polo Ipê Verde Localização: Sebrae Lab-Biotic Tema: Ideias inovadoras de negócios de impacto sócio ambientais
Finatec discute parceria com a Rainforest Trust para proteção de terras indígenas A Finatec se reuniu com representantes da Rainforest Trust para discutir uma nova parceria voltada à regularização fundiária de terras indígenas na Amazônia. O projeto visa atender às demandas da FUNAI e promover a proteção dos direitos das comunidades indígenas.
Participaram do encontro: Andrea Carneiro (Rainforest Trust); os consultores Patrícia de Mendonça Rodrigues e Luciano Pohl; Suellen Santos (gerente de Relacionamento e Negócios); Leila Rodrigues (analista de Relacionamento e Negócios); Gustavo Condeixa (superintendente da Finatec); e Augusto Brasil (diretor-presidente da Finatec).
Reunião com IFB e ABDI trata de compras para implantação da Escola de Negócios A Finatec recebeu representantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para tratar dos processos de compra relacionados ao projeto “Implantação da Escola de Negócios do IFB Campus Brasília”.
Estiveram presentes na reunião: a Prof.ª Carla Simon (coordenadora do projeto), Cynthia e Leandro (ABDI), além das equipes de Acompanhamento de Projetos e Compras da Finatec.
Parceria entre UnBTV e FAP-DF impulsiona produção audiovisual no DF Com apoio da Finatec, a UnBTV e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) estão fortalecendo a cena audiovisual local por meio de projetos como Meu Primeiro Curta e FestUni, que incentivam a produção de curtas-metragens e ampliam a visibilidade nacional da produção universitária.
As iniciativas oferecem cursos, oficinas e estágios voltados para a capacitação de novos cineastas, com programação aberta à comunidade acadêmica e à população do DF e Entorno.
Máscara Vesta alia ciência e inovação no combate a infecções respiratórias A Máscara Vesta é um respirador inovador desenvolvido com nanopartículas de quitosana — um polímero natural extraído da casca do camarão — capaz de inativar o vírus da COVID-19 e oferecer uma barreira adicional contra infecções respiratórias.
A iniciativa é fruto da colaboração entre a Finatec, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a FAP-DF, e representa um avanço importante para a ciência e a saúde pública.
Start BSB NOW inicia nova fase de incentivo à inovação No dia 3 de abril, foi lançada a edição 2024/2025 do programa Start BSB NOW, que oferecerá apoio a 50 startups por meio de mentorias, capacitações e suporte técnico especializado.
Com investimento de R$41,85 milhões da FAP-DF, a iniciativa tem como meta impulsionar até 300 startups nos próximos três anos, promovendo o ecossistema de inovação no Distrito Federal.
Abril foi um mês de parcerias estratégicas, inovação e impacto social, conectando ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável. Continue acompanhando nossas iniciativas para saber mais sobre projetos e parcerias que transformam ideias em soluções.
No último dia 14, o CIBERLAB, hub de cibersegurança da Finatec, em parceria com a Intel, promoveu o painel “Estratégias vencedoras em Inteligência Artificial e o Futuro Cibernético”. O evento teve como principal objetivo analisar como os players estão forjando suas estratégias nesta nova era, discutindo riscos cibernéticos, desafios competitivos e oportunidades socioeconômicas.
Mediado pelo Humberto Ribeiro, coordenador do CIBERLAB, o evento contou com a presença na mesa de abertura do vice-reitor da Universidade de Brasília, professor Márcio Muniz e do diretor presidente da Finatec, professor Augusto Brasil. Além deles, professor Marcelo Ladeira do CIC/UnB, Marcelo Bertolami, diretor América Latina da INTEL, Humberto Ribeiro, coordenador do CIBERLAB e de forma remota, Emmanuel Rochette, arquiteto sênior de I.A INTEL.
Instituições e a urgência do debate sobre IA
O professor Augusto Brasil destacou a relevância do painel ao comentar que o evento nasceu de uma provocação: “Qual o papel das IAs no contexto de futuro cibernético?”. Segundo ele, o CIBERLAB e os eventos promovidos fortalecem a missão da Finatec de atuar em três pilares: academia, fundação e mercado.
Para o vice-reitor Márcio Muniz, “A inteligência artificial é, sem dúvida, um dos temas mais fundamentais do nosso tempo. Ela não é apenas uma tendência: é o pilar central de todo o desenvolvimento no século XXI. É um tema urgente — mais do que relevante — para todos os países, e o Brasil começa agora a correr para tirar o atraso, como tantas vezes acontece.”
Muniz ainda destacou o esforço brasileiro para acompanhar o cenário global: “Estamos diante de uma nova corrida global: tecnológica, geopolítica e de segurança. O Brasil também tem seu plano: o PEBIA – Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, que define as diretrizes para o desenvolvimento da IA no país. Ainda que o investimento seja significativo, gira em torno de 23 bilhões de reais para os próximos anos — um valor modesto se comparado aos investimentos de Estados Unidos e China.”
Cibersegurança como pilar essencial
Humberto Ribeiro, coordenador do CIBERLAB, ressaltou a importância da segurança digital no contexto atual: “Cibersegurança não é apenas ‘cyber’, é segurança. Na era da inteligência artificial, onde as capacidades tecnológicas se ampliam de forma exponencial, a cibersegurança assume um papel ainda mais abrangente. Não estamos falando apenas de ataques a sistemas operacionais ou infraestruturas digitais.”
Perspectiva acadêmica sobre a evolução da IA
O professor Marcelo Ladeira apresentou uma visão conceitual sobre as diferentes camadas da inteligência artificial: “A gente ouve falar muito de IA, mas ela é muito mais ampla do que os modelos que estão na moda hoje. Se olharmos essa pirâmide: temos inteligência artificial, aprendizado de máquina, redes neurais, deep learning e por fim a IA generativa.”
Ele explicou que a IA generativa, responsável por modelos como os LLMs (modelos de linguagem de larga escala), vem ganhando destaque, especialmente a partir de 2022: “Modelos de linguagem evoluíram muito — começaram pequenos e agora têm bilhões de parâmetros. Algo impensável há alguns anos. A IA generativa está em alta. A gente ouve muito sobre deepfakes, por exemplo. Mas, essencialmente, ela gera coisas novas com base em padrões aprendidos de dados.”
Intel e o futuro da IA acessível e segura
Representando a Intel, Thiago Velasque abordou a visão estratégica da empresa: “A visão da Intel é trazer a inteligência artificial para todos os lugares. Isso passa por acelerar a inovação, otimizar o uso do hardware que já existe e superar barreiras financeiras — fazer mais com menos.”
Velasque também reforçou o compromisso da Intel com responsabilidade tecnológica: “Falamos aqui sobre segurança, um tema central para a UnB e igualmente essencial para a Intel. A gente incorpora segurança, responsabilidade social e impactos tecnológicos em todas as fases de desenvolvimento e sustentação dos nossos produtos. São premissas fundamentais para nós.”
No dia 28 de abril a FINATEC recebeu a visita da Deputada Federal Célia Xakriabá para uma reunião inicial sobre o projeto Escola do Clima: Guardiões do Planeta – Futuro Ancestral. A proposta visa fortalecer ações de pesquisa e formação voltadas à transformação da saúde climática, com ênfase na valorização dos saberes ancestrais e na promoção de práticas sustentáveis.
Participaram do encontro Gustavo Condeixa, superintendente da Finatec, Robson Ferreira, representando o gabinete da Deputada, o professor Alexandre Maduro e o senhor Rogério Fernandes, da Federação Brasileira das Associações, Centros e Clubes da UNESCO (BFUCA/UNESCO).
O projeto ainda está em fase de construção, e a reunião representou um primeiro momento de diálogo institucional sobre possíveis caminhos e articulações para o desenvolvimento da iniciativa.