Casos de sucesso

Vigilância Sanitária em tempos de pandemia – Curso

Conhecimento se compartilha, sobretudo em tempos de fake news: essa é a premissa da criação do projeto “Vigilância Sanitária em tempos de pandemia”, um curso online aberto à população criado pela professora Izabel Cristina Rodrigues, docente no curso de Farmácia da UnB Ceilândia.

Idealizado no início da pandemia do novo coronavírus, o curso se propõe a demonstrar aos cidadãos a importância da Vigilância Sanitária no Sistema Único de Saúde, além de qualificar humanisticamente profissionais da saúde para ações na área, tendo sempre em vista o bem-estar da população. 

O conceito principal é demonstrar como cada cidadão brasileiro usa o SUS todos os dias – mesmo aqueles que nunca foram usuários da rede hospitalar pública. “O pessoal percebeu a importância do SUS nesse momento da pandemia, mas nem todo mundo sabe que usa o SUS todos os dias, porque a água que bebemos tem controle sanitário. Os produtos de higiene pessoal, cosméticos, tudo tem controle sanitário” detalha Izabel.

“Quando se fala em vigilância sanitária, são ações que têm como objetivo eliminar, diminuir ou prevenir um risco que possa causar dano à saúde humana, animal ou ao meio ambiente. Em todos os processos, da produção de produtos à circulação de bens”, explica a professora.

As aulas, iniciadas em outubro, abordam diversos aspectos do funcionamento do SUS, como por exemplo o manejo do gerenciamento de riscos e biossegurança: no contexto atual, se discute se o uso de máscaras é suficiente para se proteger contra uma infecção como a da Covid-19 – ou se outras barreiras de contenção, como evitar compartilhar elevadores e o próprio distanciamento social seriam importantes aliados do equipamento de proteção individual.

Outro conteúdo de interesse é como levar à população o conhecimento sobre as fases de elaboração de uma vacina. “A população ouve, ansiosa por essas questões da vacina, das pesquisas clínicas, mas não compreende o significado das fases 1, 2 e 3. No nosso curso, a gente aborda esses critérios também”, comenta Izabel.

Embora o projeto da professora seja considerado de baixo custo se comparado às pesquisas de outros colegas, o apoio da Finatec na prestação de contas fez a diferença no dia-a-dia de Izabel. 

“O meu projeto recebeu pouco fomento, porque como é um curso online, eu pedi coisas simples. Confesso que a prestação de contas, mesmo sendo um valor tão pequeno perto de outros projetos, é um processo estressante para o professor, ainda mais em tempos de pandemia. Tive que fazer uns ajustes e o pessoal da Finatec me ajudou na legalidade, de como fazer esse processo. Eles não mediram esforços, tentando buscar a melhor solução”, lembra.

Conheça mais sobre o curso, clique aqui!

Coordenadora: Profa. Izabel Cristina

Recurso: R$6.149,00

Envolvidos: FAPDF, Finatec, UnB

Assinatura: 22/06/2020

Data fim (previsão): 22/01/2021

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support