UnB e FAPDF desenvolvem estratégias para melhorar a segurança e reduzir a violência no DF
Com o objetivo de reforçar a segurança pública e reduzir os índices de violência no Distrito Federal, a Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), deu início a um projeto inovador para mapear problemas e propor soluções práticas. A iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança (NEVIS), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB (CEAM), e conta com apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), que gerencia a parte administrativa e financeira.
Segundo o professor Arthur Trindade, coordenador do projeto, o trabalho já começou a gerar resultados. Em uma das etapas iniciais, foi realizado o seminário “O Medo do Crime no Distrito Federal”, que apresentou os primeiros diagnósticos sobre a percepção de insegurança da população e a efetividade das políticas de segurança. “O evento foi um sucesso e trouxe insights valiosos para direcionar nossas próximas ações”, destaca.
O projeto, que teve início em janeiro de 2024 e seguirá até dezembro de 2025, será desenvolvido em quatro etapas. A primeira, já concluída, analisou os dados das Pesquisas Distritais de Vitimização (2015 e 2018) e os resultados de pesquisas de satisfação sobre o atendimento emergencial. Agora, a equipe se concentra na segunda fase, com a criação de um planejamento estratégico para ouvir a comunidade e identificar prioridades de intervenção.
“Nossa meta é montar 14 grupos de trabalho com representantes de diversos segmentos da sociedade para entender suas principais preocupações e expectativas em relação à segurança”, explica Trindade. Já na terceira etapa, a equipe pretende entrevistar gestores de órgãos públicos, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais para integrar visões e propostas.
O ponto alto do projeto será a implantação de duas iniciativas piloto: uma na Estação Rodoviária de Brasília e outra no Setor Comercial Sul, áreas críticas em termos de segurança. Essas ações serão acompanhadas por diagnósticos aprofundados e levantamentos das principais necessidades locais, visando subsidiar novas políticas públicas de segurança para a capital federal.
Com a participação de cinco professores e sete pesquisadores doutores, além de alunos de graduação das empresas juniores da UnB, o projeto promete entregar um novo modelo de atuação preventiva e integrada, servindo como referência para futuras ações de combate à violência em outras regiões do DF.