Hidrogênio Verde: Aneel lança chamada pública para receber propostas que contribuam com o avanço da produção de hidrogênio renovável no país
O hidrogênio é denominado renovável quando é produzido a partir de matérias primas e fontes energéticas limpas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), colocou em consulta pública a minuta da Chamada No 023/2023 – Projeto Estratégico: Hidrogênio Renovável no Contexto do setor Elétrico Brasileiro. É o foco desta chamada impulsionar projetos que promovam a produção do hidrogênio renovável, também conhecido como hidrogênio verde, utilizando a energia gerada por fontes renováveis de eletricidade, como a hidráulica, a biomassa, a eólica e a solar.
A chamada também poderá abarcar o desenvolvimento de tecnologias acessórias que contribuam para a eficiência energética dos processos de conversão (eletricidade para hidrogênio e hidrogênio para eletricidade) e os processos de armazenamento e transporte quando importarem em redução ou recuperação de perdas energéticas.
Serão admitidos projetos nas modalidades Planta Piloto e Peças e Componentes. A Aneel espera que as propostas permitam a análise dos impactos e externalidades do produto do projeto sobre o sistema elétrico, a identificação das oportunidades para o setor elétrico no âmbito da produção de hidrogênio renovável, o dimensionamento dos obstáculos não técnicos e a proposição de melhorias regulatórias.
“A gente sabe que o hidrogênio está muito em voga agora no momento, mas queria lembrar que a gente já tem discussões a nível federal no Brasil nos últimos 20 anos para o hidrogênio. Em 2020 o Ministério do Meio Ambiente em conjunto Empresa de Pesquisa Energética publicaram o Plano Nacional de expansão de energia do DNA 2050 e nele foi a primeira vez que o hidrogênio entrou como uma tecnologia disruptiva no plano para 30 anos de expansão de energia,” relata a Patrícia Naccache, diretora Substituta do Departamento de Transição Energética do Ministério das Minas e Energia (MME).
Veja como participar da consulta pública
A Consulta Pública nº 018/2023, que tratará da minuta da chamada, está disponível para contribuições até 24 de julho deste ano por meio de formulário específico. Os documentos relacionados à chamada e o formulário para envio de contribuições poderão ser acessados na página da ANEEL: https://www.gov.br/aneel/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/consultas-publicas no espaço da Consulta Pública nº 018/2023.
Já a Chamada Pública 023/2023 pode ser acessada aqui: https://pt.surveymonkey.com/r/CP023_2023
Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica