Notícias

  • Notícias
  • /
  • Vantagens e desafios do hidrogênio verdeSeminário Hidrogênio...

Vantagens e desafios do hidrogênio verdeSeminário Hidrogênio Renovável reúne comunidade acadêmica, setor produtivo e governo para debater caminhos para a produção em larga escala

O hidrogênio renovável é uma das inovações capazes de sustentar o crescimento da demanda por eletricidade. Existem várias vantagens associadas ao uso de hidrogênio. Em primeiro lugar, é uma fonte de energia limpa, pois a sua utilização não liberta dióxido de carbono (CO2) ou outros gases poluentes.

O tema foi tratado durante o Seminário Hidrogênio Renovável, promovido pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e a Universidade de Brasília (UnB). Apesar das vantagens, existem alguns desafios para a adoção em larga escala. Um deles é o custo de produção, relativamente alto quando comparado aos combustíveis fósseis. Além disso, ainda é necessário avançar em tecnologias de armazenamento e conversão para maximizar a eficiência do hidrogênio.

professor Augusto Brasil, diretor presidente da Finatec

“Esse seminário reflete o ponto atual da Finatec, que vem propondo várias ações como essa e cumpriundo a  nossa função que é não só conectar o conhecimento da universidade e disseminá-lo para a sociedade, empresas e comunidade em geral, mas também ser um catalisador e um potencializador desse conhecimento para todo mundo. Então a fundação está cumprindo esse papel.”, comenta o professor Augusto Brasil, diretor presidente da Finatec.

Entre os impactos do hidrogênio renovável visualizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estão a redução das emissões de gases de efeito estufa, a flexibilidade operativa da rede elétrica, considerando que o hidrogênio pode ser armazenado e transportado com relativa facilidade, e a abertura de oportunidades de negócios, com criação de empregos e a possibilidade de agregação de valor para diversos produtos da indústria nacional.

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Hélvio Neves Guerra, explica como a implementação madura de fontes renováveis no país reflete nos dias de hoje: “A matriz elétrica do Brasil mais recentemente está crescendo com a implantação das eólicas, fotovoltaicas. Hoje, na nossa matriz elétrica, mais de 85% é composta por fontes renováveis. Isso é possivelmente a matriz mais limpa do mundo se não for a mais limpa está junto com alguns outros poucos países em relação a renovabilidade e a sustentabilidade da matriz elétrica.”

Hélvio Neves Guerra, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Duas décadas

Apesar de o hidrogênio estar muito em voga no momento, as discussões a nível federal no Brasil acontecem há mais de 20 anos. “Em 2020 o Ministério do Meio Ambiente em conjunto Empresa de Pesquisa Energética publicaram o Plano Nacional de expansão de energia do DNA 2050 e nele foi a primeira vez que o hidrogênio entrou como uma tecnologia disruptiva no plano para 30 anos de expansão de energia”, relata a Patrícia Naccache, diretora Substituta do Departamento de Transição Energética do Ministério das Minas e Energia (MME).

Patrícia Naccache, diretora Substituta do Departamento de Transição Energética do MME

O vice-diretor da Faculdade de Tecnologia da Unb, professor Paulo Gomes, avalia que a discussão sobre essa fonte de energia é extremamente relevante. “Eu trabalho com resíduos sólidos e todo mundo pergunta sobre hidrogênio verde. É incrível como esse assunto hoje em dia é de grande interesse, surge nos assuntos técnicos e científicos. É um tema que tenho muito mais dúvidas do que respostas e espero aprender um pouquinho nesse caminho que nós vamos começar a traçar,” afirma Gomes.

professor Paulo Gomes, vice-diretor da Faculdade de Tecnologia da Unb

Para o professor Ivan Camargo, do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB, a iniciativa da Finatec, de chamar parceiros para o Seminário Hidrogênio Renovável, e a Aneel lançar uma Chamada pública para receber propostas de desenvolvimento do Hidrogênio Verde no país mostra que estamos engatinhando nesse processo e caminhando na direção correta. “A Finatec que está fazendo um papel muito importante para a gente na universitário de Brasília, que é conseguir congregar todos eles nessa discussão para a gente apresentar projetos e trazer dinheiro para pesquisa para a universidade.” comenta o professor Ivan Camargo de engenharia elétrica da UnB.

professor Ivan Camargo de engenharia elétrica da UnB

Confira as fotos do evento:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support