Casos de sucesso

Planejamento Digital e Impressão de Dispositivos para Escudo Facial de Acetato Atendendo ao Plano de Contingência da Pandemia de COVID-19

Você já parou para pensar em como a pandemia afetou o trabalho de odontologistas? Para profissionais que estão em contato direto com a boca do paciente, os riscos aumentaram consideravelmente, bem como a necessidade de equipamentos de proteção individual. O projeto “Planejamento Digital e Impressão de Dispositivos para Escudo Facial de Acetato Atendendo ao Plano de Contingência da Pandemia de COVID-19”, coordenado pela professora Loise Pedrosa Salles, busca soluções para este problema.

“Tenho uma grande amiga que também é dentista e precisou retomar as atividades nos primeiros meses da pandemia, porque trabalha num hospital público com alta demanda de atendimento. Ela e o marido estavam planejando engravidar, e na época, era difícil achar o face shield. Ele, como engenheiro de produção, idealizou um clipe que se adapta aos óculos de proteção para acoplar uma placa de acetato. É uma história bonita, porque nasceu desse amor, dessa preocupação com a esposa e com o filho que estava a caminho”, lembra a professora da pós-graduação em Odontologia da UnB.

À época, os professores da Faculdade de Saúde da instituição estavam se mobilizando para conseguir luvas, máscaras e outros equipamentos de proteção individual para doar ao Hospital Universitário de Brasília (HUB). A professora Loise, sabendo da ideia do amigo, entrou em contato com ele e propôs uma parceria para produzir os clipshields, como chamaram a invenção. Ele topou na hora!

A pesquisa esbarrou em um probleminha: profissionais da saúde que usam óculos de grau têm dificuldades em usar os óculos de proteção, o que gerou uma demanda para a elaboração de um segundo modelo de clipshield, que servisse adequadamente aos óculos de grau. Foi aí que entrou um estudante do Design, Marcio Sperling.

“É muito gratificante reunir alunos de diferentes cursos, integrar áreas. É algo muito interessante para a comunidade acadêmica e para os nossos jovens. Temos um aluno do Design trabalhando com os meninos da Medicina e da Odontologia, isso é muito bacana”, comemora a professora. Ela e o estudante desenvolveram o clipshield para óculos de grau, já entraram com pedido de patente e produziram os modelos. 

O HUB já recebeu o primeiro lote do EPI, com 300 unidades compostas por dois clipshields, a placa de acetato e um elástico para prender o equipamento à cabeça. A instituição vai receber mais 700 unidades até o fim do projeto. 

“Tem um detalhe importante: esse equipamento te obriga a usar as duas proteções, os óculos e a folha de acetato. É uma dupla proteção importante para quem tem contato com pacientes. Além disso, você prende o acetato nos óculos, não fica com aquela placa que incomoda na cabeça”, pondera Loise.

A pesquisa conta com o fomento da Finatec: a professora elogiou não só o papel da instituição na gestão do projeto, mas a celeridade em obter os equipamentos necessários para produzir os clipshields. “A Finatec foi muito ágil nesse processo, é algo que preciso evidenciar. Além disso, ela desobriga o pesquisador do aspecto burocrático do projeto”, elogia.

Coordenadora: Profa. Loise Salles

Recurso: R$70.000,00

Envolvidos: FAPDF, Finatec, UnB

Assinatura: 08/06/2020

Data fim (previsão): 05/02/2021

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support