O uso de peptídeos de defesa de anuros no enfrentamento à COVID-19
Você sabia que o veneno de sapos, rãs e pererecas pode matar patógenos como fungos, bactérias e até mesmo vírus? A professora do Instituto de Ciências Biológicas da UnB Mariana de Souza Castro dedica a carreira acadêmica ao estudo dos peptídeos antimicrobianos presentes nos mecanismos de defesa de anfíbios, mais especificamente, dos anuros. Com a corrida da ciência por um tratamento contra a Covid-19, ela decidiu testar o próprio trabalho contra a pandemia.
“Anteriormente, desenvolvemos alguns trabalhos para avaliar os efeitos desses peptídeos e seus derivados sobre vírus como zika, dengue e chikungunya: um deles exibiu um efeito interessante sobre alguns desses patógenos. Decidimos dar continuidade ao estudo, propor derivados desse peptídeo e testar esse novo leque de possibilidades contra o Sars-CoV-2”, explica.
A ideia da pesquisa “O uso de peptídeos de defesa de anuros no enfrentamento à Covid-19” é ajudar a combater a pandemia e, a médio prazo, desenvolver um tratamento efetivo contra a doença: o Sars-CoV-2 ainda vai ficar conosco por muito tempo e alternativas terapêuticas serão necessárias.
“Os peptídeos antimicrobianos de anuros têm uma grande diversidade de efeitos. Eles são multifuncionais: não apenas agem sobre bactérias, fungos e protozoários, mas também sobre vírus”, comenta a professora.
A equipe da professora Mariana criou 10 derivados do peptídeo que foi bem-sucedido no combate a outros vírus e hoje trabalha junto a pesquisadores da USP para testar a efetividade desses compostos contra o vírus que causa a Covid-19 – na UnB, o projeto tem o apoio da Finatec e da FAP-DF.
“A contribuição da Finatec está relacionada, principalmente, às compras e ao gerenciamento da etapa de aquisição de insumos. É uma parceria interessante, porque tira esse ônus do pesquisador, permitindo que ele se dedique exclusivamente às atividades de pesquisa”, avalia.
Coordenadora: Profa. Mariana Castro
Recurso: R$50.000,00
Envolvidos: FAPDF, Finatec, UnB
Assinatura: 22/06/2020
Data fim (previsão): 22/06/2021