Casos de sucesso

O uso de peptídeos de defesa de anuros no enfrentamento à COVID-19

Você sabia que o veneno de sapos, rãs e pererecas pode matar patógenos como fungos, bactérias e até mesmo vírus? A professora do Instituto de Ciências Biológicas da UnB Mariana de Souza Castro dedica a carreira acadêmica ao estudo dos peptídeos antimicrobianos presentes nos mecanismos de defesa de anfíbios, mais especificamente, dos anuros. Com a corrida da ciência por um tratamento contra a Covid-19, ela decidiu testar o próprio trabalho contra a pandemia.

“Anteriormente, desenvolvemos alguns trabalhos para avaliar os efeitos desses peptídeos e seus derivados sobre vírus como zika, dengue e chikungunya: um deles exibiu um efeito interessante sobre alguns desses patógenos. Decidimos dar continuidade ao estudo, propor derivados desse peptídeo e testar esse novo leque de possibilidades contra o Sars-CoV-2”, explica.

A ideia da pesquisa “O uso de peptídeos de defesa de anuros no enfrentamento à Covid-19” é ajudar a combater a pandemia e, a médio prazo, desenvolver um tratamento efetivo contra a doença: o Sars-CoV-2 ainda vai ficar conosco por muito tempo e alternativas terapêuticas serão necessárias. 

“Os peptídeos antimicrobianos de anuros têm uma grande diversidade de efeitos. Eles são multifuncionais: não apenas agem sobre bactérias, fungos e protozoários, mas também sobre vírus”, comenta a professora.

A equipe da professora Mariana criou 10 derivados do peptídeo que foi bem-sucedido no combate a outros vírus e hoje trabalha junto a pesquisadores da USP para testar a efetividade desses compostos contra o vírus que causa a Covid-19 – na UnB, o projeto tem o apoio da Finatec e da FAP-DF. 

“A contribuição da Finatec está relacionada, principalmente, às compras e ao gerenciamento da etapa de aquisição de insumos. É uma parceria interessante, porque tira esse ônus do pesquisador, permitindo que ele se dedique exclusivamente às atividades de pesquisa”, avalia.

Coordenadora: Profa. Mariana Castro

Recurso: R$50.000,00

Envolvidos: FAPDF, Finatec, UnB

Assinatura: 22/06/2020

Data fim (previsão): 22/06/2021

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support