Casos de sucesso

  • Casos de Sucesso
  • /
  • Desenvolvimento, avaliação e aplicação de inovações para...

Desenvolvimento, avaliação e aplicação de inovações para uso no ambiente do Sistema Único de Saúde (SUS) – Caso Modal 3TS

Entenda o Projeto

Você sabia que instituições e empresas podem contar com a Finatec em busca de solução de problemas?

Este é o caso do projeto “Desenvolvimento, avaliação e aplicação de inovações para uso no ambiente do Sistema Único de Saúde (SUS) – Caso Modal 3TS”, solicitado pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (GO).
À frente da iniciativa está a professora da UnB Gama Suélia Rosa, que compareceu à visita técnica no último dia 15/12 na capital goiana, para apresentar os resultados da pesquisa. A proposta do projeto é digitalizar e sistematizar serviços do SUS como o cartão nacional de vacinação.

Inicialmente, a solicitação da secretária de Saúde da cidade, Fátima Mrué, foi uma catalogação dos usuários do SUS no município – quem são, onde vivem e onde estão sendo atendidos. Depois, a professora Suélia criou uma carteira de imunização digital, que vai compilar todos os dados de vacinação do usuário.

Por fim, o projeto ainda criou o SOS SUS, um sistema inteligente que usa life learning e machine learning para observar, categorizar e informar acidentes de trânsito de acordo com o grau de gravidade. Assim, o atendimento de ambulâncias passa a priorizar, por exemplo, um ciclista atropelado em vez de uma batida em que ninguém se feriu. Esta etapa da pesquisa foi realizada em parceria com o Detran-GO.

Todo o projeto foi patenteado pela Prefeitura de Goiânia e será implementado a baixos custos nos próximos meses. Os totens de autoatendimento desenvolvidos pela professora Suélia, por exemplo, vão custar ao Estado apenas 4% do valor de mercado.

O projeto conta com o apoio e a gestão da Finatec, que prima pelo desenvolvimento ágil do trabalho: a entrega foi realizada em um tempo menor que o esperado pela Secretaria!

Coordenador: Prof. Suélia Rosa

Recurso: R$ 631.868,24

Envolvidos: Secretaria de Saúde do Goiás, UnB Equipe Faculdade do Gama e Finatec

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support