Desenvolvimento, avaliação e aplicação de inovações para uso no ambiente do Sistema Único de Saúde (SUS) – Caso Modal 3TS
Entenda o Projeto
Você sabia que instituições e empresas podem contar com a Finatec em busca de solução de problemas?
Este é o caso do projeto “Desenvolvimento, avaliação e aplicação de inovações para uso no ambiente do Sistema Único de Saúde (SUS) – Caso Modal 3TS”, solicitado pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (GO).
À frente da iniciativa está a professora da UnB Gama Suélia Rosa, que compareceu à visita técnica no último dia 15/12 na capital goiana, para apresentar os resultados da pesquisa. A proposta do projeto é digitalizar e sistematizar serviços do SUS como o cartão nacional de vacinação.
Inicialmente, a solicitação da secretária de Saúde da cidade, Fátima Mrué, foi uma catalogação dos usuários do SUS no município – quem são, onde vivem e onde estão sendo atendidos. Depois, a professora Suélia criou uma carteira de imunização digital, que vai compilar todos os dados de vacinação do usuário.
Por fim, o projeto ainda criou o SOS SUS, um sistema inteligente que usa life learning e machine learning para observar, categorizar e informar acidentes de trânsito de acordo com o grau de gravidade. Assim, o atendimento de ambulâncias passa a priorizar, por exemplo, um ciclista atropelado em vez de uma batida em que ninguém se feriu. Esta etapa da pesquisa foi realizada em parceria com o Detran-GO.
Todo o projeto foi patenteado pela Prefeitura de Goiânia e será implementado a baixos custos nos próximos meses. Os totens de autoatendimento desenvolvidos pela professora Suélia, por exemplo, vão custar ao Estado apenas 4% do valor de mercado.
O projeto conta com o apoio e a gestão da Finatec, que prima pelo desenvolvimento ágil do trabalho: a entrega foi realizada em um tempo menor que o esperado pela Secretaria!
Coordenador: Prof. Suélia Rosa
Recurso: R$ 631.868,24
Envolvidos: Secretaria de Saúde do Goiás, UnB Equipe Faculdade do Gama e Finatec