Casos de sucesso

Elaboração de laudos periciais sobre as condições estruturais e de solidez dos imóveis da União, Manual de metodologia de inspeção predial e capacitação dos agentes de inspeção

ENTENDA O PROJETO

Qual é a situação de salubridade dos imóveis que são patrimônios do Estado? Um projeto do Instituto Federal de Brasília (IFB), em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e a Finatec, está realizando a vistoria e a verificação da solidez de mais de cem imóveis em todo o país, além de treinar futuros agentes para a inspeção predial e desenvolver um aplicativo que ainda auxilie na análise.

O projeto “Elaboração de laudos periciais de engenharia sobre as condições estruturais e de solidez dos imóveis da União, Manual de metodologia de inspeção predial e capacitação dos agentes de inspeção” é coordenado pela professora Larissa de Aguiar e auxiliado pelo professor Wilson Conciani, ambos engenheiros civis. Também integram a equipe três alunos bolsistas que participaram desde o desenvolvimento da metodologia de inspeção até a parte prática, de modo a serem preparados e capacitados para o mercado de trabalho.

Vistoria necessária
A elaboração de laudos periciais surgiu de uma necessidade da União. O estopim para o desenvolvimento do projeto foi o incêndio que atingiu um prédio ocupado por sem-tetos no centro de São Paulo, no ano passado; a estrutura desabou matando vários moradores do local. Assim, monitorar a estrutura de demais imóveis no país pode evitar outros acidentes e desastres inesperados.

“É preciso esclarecer que nosso papel é técnico, ou seja, avaliamos as condições de uso e segurança do imóvel. Há propensão a incêndios, inundações e desabamentos? A decisão a respeito do destino das edificações não é responsabilidade nossa. Cabe à SPU decidir como proceder”, explanou o professor Conciani.

As inspeções são realizadas através de três meios: visual, com uso de equipamentos e em situações destrutivas (quando é preciso abrir uma peça para avaliar internamente). A vistoria pode durar de 4 horas até alguns dias. Isso ocorre, porque os imóveis são de natureza diversa: patrimônios tombados, rodovias e faróis, por exemplo. “Ao dizer que faço a inspeção de imóveis, logo as pessoas imaginam prédios e casa. No entanto, trata-se de todo tipo de construção pertencente à União; há um pouco de tudo”, esclareceu a professora Aguiar.

Devido à grande variedade de imóveis, as tradicionais normas de inspeção predial nem sempre são suficientes. Assim, de acordo com a construção, os agentes testam outras formas de vistoria e avaliam sua adequação. Com os procedimentos de análise já desenvolvidos e comprovadamente eficientes, estes serão integrados ao aplicativo para uso da SPU em futuras inspeções.

Treinamento e auxílio de aplicativo
O projeto visa também capacitar os agentes de inspeção da SPU para futuros monitoramentos. “Estamos desenvolvendo um método específico para avaliar os imóveis da União. Assim que estiver pronto, iniciaremos um treinamento com a equipe da Secretaria de Patrimônio da União, que irá se responsabilizar pela vistoria”, explicou o professor Conciani.

A capacitação permitirá um conhecimento prévio das situações prediais e, aliada ao aplicativo, será uma ferramenta poderosa para verificar a segurança e solidez dos imóveis. “O aplicativo servirá como guia para a vistoria, orientando o agente de acordo com a metodologia criada. Também proporcionará um modelo para gerar os laudos de inspeção”, resumiu a professora Aguiar.

A previsão de entrega do aplicativo para uso da SPU e realização do treinamento com agentes de inspeção é para até julho do próximo ano. Até lá, a equipe do projeto, composta por cinco integrantes, irá continuar as vistorias dos mais de cem imóveis, bem como validar os métodos a serem usados para as futuras análises.

Coordenador: Larissa Andrade de Aguiar

Recurso: R$ 499.777,78

Envolvidos: Secretaria de Patrimônio da União – SPU, Finatec, IFB

Vigência: 2019 a 2020

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support