Notícias

  • Notícias
  • /
  • XII Convenção de Contabilidade do DF com...

XII Convenção de Contabilidade do DF com foco na era Digital é realizada na Finatec

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Com os avanços significativos da tecnologia a Contabilidade vive um novo momento de se reinventar. Cabe ao profissional entender como essas mudanças afetam os processos tradicionais de trabalho e como se portar de agora em diante. Pensando nesse contexto a XII Convenção de Contabilidade do Distrito Federal aconteceu no último dia 25 de outubro na Finatec, e abordou o seguinte tema “A era digital chegou. E então profissional contábil? ”. Com cerca de 160 profissionais da área presentes, temas como a Comunicação em Redes Sociais, Governança em setores públicos e privados, novas competências do profissional contábil, a disrupção digital e o empreendedorismo nos dias atuais, foram discutidos nas diversas palestras que aconteceram na convenção.

O evento, acontece a cada dois anos, e busca sempre discutir não só as questões essencialmente técnicas, mas também, aquelas que são importantes para o profissional diante do cenário apresentado pelo mercado. Segundo Adriano Marrocos, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, a era digital já é uma realidade mercadológica para a qual o profissional necessita se atentar. “Estamos aqui para discutir um cenário que já está fixado, um cenário real; o novo cenário econômico e novo cenário mercadológico. Econômico por conta de uma série de sistemas que foram lançados como o caso do blockchain, mercadológicas por conta das mudanças na postura profissional que o mercado exige ” – reflete o presidente do Conselho.

Uma preocupação levantada no último ano para os profissionais da área é que a atividade do profissional de contabilidade estaria perto do fim, mas para o Presidente do CRC essa afirmação seria infundada. “Não estamos preocupados com essa afirmação porque ela não faz sentido, o que vai acabar é a forma como nós trabalhávamos. Isso realmente está com os dias contados. Diante desse novo cenário mercadológico que se apresenta, nós temos que investir em tecnologia buscando nos adequar a essa nova realidade e esse é um dos focos de hoje.“ – comenta Marrocos.

Esse novo cenário coloca a postura das empresas de contabilidade no centro das discussões. Como levar para o cliente os resultados do trabalho desenvolvido e ampliar a gama de serviços prestados, considerando que a forma de trabalho será substituída por plataformas que farão os serviços antes executados manualmente? De acordo com Adriano, são esses os pontos nos quais os contadores e auditores devem se atentar. “Devemos olhar para essa posição de mercado sabendo que estamos diante de um tema de ruptura de paradigmas que envolve tanto o mercado quanto a questão profissional. Estamos em um novo cenário, numa realidade que requer investimentos e posturas mais adequadas e que parte desses profissionais, aonde eu me encaixo, não foi formada para essa realidade e a outra parte de profissionais já estão acostumados a esse cenário que se apresenta. ” – pontua Adriano.

Assim, a inovação e a agregação de valor às entregas dos contadores foram o foco das discussões para os profissionais que participaram da Convenção. “Estamos buscando equilibrar esse conflito de gerações, compensar com o evento e com os palestrantes que aqui vieram, essas diferenças para que todos possam enfrentar o mercado com mais condições. Até mesmo pensando na sobrevivência, no crescimento, no progresso das empresas e dos profissionais. ” – finaliza Adriano Marrocos, presidente do CRC.

 

Veja as fotos da Conferência:[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][minti_gallery ids=”24191,24192,24193,24194,24195,24196,24197,24198,24199,24200,24201,24202,24203,24204,24205,24206,24207,24208,24209,24210,24211,24212,24213″ columns=”4″ style=”2″][/vc_column][/vc_row]

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support