Saiba mais sobre o Termo de Aceite para editais da FAP/DF
Publicada em 21 de setembro de 2016
A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) apresenta, a seguir, algumas instruções com o objetivo de auxiliar os professores e pesquisadores na solicitação do termo de aceite de instituição gestora relacionados aos editais da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF), abaixo mencionados:
EDITAL – Nº 13/2016 – Seleção Pública de Propostas – Programa Áreas Estratégicas – Educação Inclusiva
Procedimentos Gerais
- A FINATEC fornecerá os documentos exigidos para envio da proposta à FAP/DF (TERMO DE ACEITE DE INSTITUIÇÃO GESTORA, ATO DE NOMEAÇÃO DO REPRESENTANTE DA INSTITUIÇÃO GESTORA E COMPROVANTE DE CREDENCIAMENTO DA GESTORA JUNTO À FAP/DF) para as propostas elaboradas em conformidade com os Editais FAP/DF, mediante o recebimento, nos endereços eletrônicos abaixo mencionados, da solicitação do coordenador do projeto para que a FINATEC seja a instituição gestora do projeto.
- Junto ao e-mail de solicitação para que a FINATEC seja a instituição gestora do projeto deverão ser anexados, em formato pdf, os seguintes documentos:
2.1. Formulário de submissão de proposta no modelo FAP/DF;
2.2. Quadro de Usos e fontes no modelo FAP/DF para a contrapartida;
2.3. Projeto de Pesquisa no modelo FAP/DF.
- A solicitação deverá ser enviada com antecedência mínima de 05 dias úteis da data limite de recebimento das propostas pela FAP/DF, conforme descrito em cada edital.
- A FINATEC encaminhará ao coordenador da proposta, via e-mail, a documentação necessária no prazo máximo de 02 dias úteis da data de recebimento da solicitação do coordenador da proposta.
- Recomenda-se, na elaboração da proposta, especial atenção em relação aos ITENS FINANCIÁVEIS e aos ITENS NÃO FINANCIÁVEIS previstos em cada edital.
- As propostas deverão prever o valor de 5% dos recursos solicitados para contemplar as despesas operacionais e administrativas da instituição gestora.
- Para maior agilidade na comunicação e recebimento das solicitações para atuar como instituição gestora, a Finatec disponibiliza os endereços eletrônicos específicos para cada edital:
7.1. Edital FAP/DF Nº 04/2016: projetosdepesquisa@finatec.org.br – Identificar no assunto: [Edital FAP/DF n° 13/2016].
- A Finatec coloca a equipe de gestão de projetos à disposição dos professores e pesquisadores para auxiliar na revisão dos projetos e esclarecer dúvidas acerca da elaboração das propostas, via endereços eletrônicos acima mencionados ou, presencialmente, em horário agendado por e-mail ou por meio do telefone 3348-0437.
Procedimentos na área de compras
- Para aquisição de produto importado, além do valor principal para aquisição do produto, as despesas acessórias deverão constar no valor total da importação apresentado no orçamento da proposta.
- As despesas acessórias devem contemplar: frete internacional, frete nacional (se houver), taxas bancárias (carta de crédito ou pagamento antecipado), taxa de utilização do SISCOMEX e armazenagem da carga até a liberação junto a Secretaria da Receita Federal.
- Recomenda-se que seja acrescido no valor total do produto a ser importado 25% do valor deste para cobrir as despesas acessórias e possíveis alterações no valor de aquisição devido às questões de flutuação cambial.
- Para que as importações sejam realizadas com isenção de impostos de acordo com a Lei no. 8010/90 (isenção dos impostos de importação II, IPI e PIS/COFINS) as instituições de pesquisa que irão receber os equipamentos deverão estar devidamente credenciadas junto ao CNPq. Caso contrário, o valor dos impostos deve ser contemplado no valor total solicitado na proposta. A relação das instituições credenciadas junto ao CNPq pode ser consultada no endereço eletrônico: https://goo.gl/ksWber