Professor da UnB consertando equipamentos utilizado no tratamento do Coronavírus em hospitais do Distrito Federal
Engajado no combate a Covid-19, o professor Edson Mintsu percorre a rede pública de saúde do Distrito Federal consertando aparelhos utilizados na internação dos pacientes acometidos com o vírus. A iniciativa é fruto da parceria entre a iniciativa privada, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).
A rotina do projeto + Manutenção de Respiradores, não é fácil. O professor Mintsu precisa correr atrás de peças nos casos mais complicados e ainda dar suas aulas no curso de Engenharia Elétrica na UnB. O recurso da parceria é fundamental para dar continuidade ao projeto, uma vez que algumas peças dos respiradores podem custar até R$9.000.
Mintsu usa o conhecimento de anos, em desenvolvimento de produtos eletrônicos, e com o que aprendeu durante a sua experiência no Senai, para fazer o conserto reaproveitando peças de outros equipamentos para evitar novos gastos. Dessa forma, o professor já conseguiu devolver pelo menos 15 respiradores que estavam sem utilização para a rede pública de saúde.
O trabalho voluntário do professor é a forma de ajudar na luta contra o vírus “A gente vê que o pessoal está com dificuldade. Isso é uma forma de a universidade também dar o retorno para a população, o que considero muito importante”, ressalta Mintsu.
Ajude este projeto!
Pessoas físicas e empresas que tiverem interesse em ajudar o programa + Manutenção de Respiradores podem fazer suas doações através do site da Finatec, o link direciona direto para a página de doações do projeto do professor Edson Mintsu.