Notícias

  • Notícias
  • /
  • Pesquisadora da UnB e conselheira da Finatec...

Pesquisadora da UnB e conselheira da Finatec na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS)

De uma paixão que nasceu na época da escola e se firmou na graduação em Biologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a professora Mercedes Bustamante conquistou notoriedade no campo da ciência nacional. É uma das principais pesquisadoras na área de mudanças climáticas e agora chegou a mais um grande marco na sua carreira.

Em abril de 2021, Mercedes recebeu uma notícia inesperada: a honraria, em votação pelos demais pesquisadores da instituição, para compor a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos – NAS. O título é vitalício e outras 58 pesquisadoras integram a lista de membros que hoje possui um número histórico de mulheres, incluindo a presidente da NAS, Marcia McNutt.

Referência em bioma do Cerrado, Bustamante está entre os 19 brasileiros mais citados, em 2020, no portal Web of Science, que divulga os nomes mais mencionados em trabalhos científicos no mundo. A professora chileno-brasileira apareceu na lista com um total de 6.389 pesquisadores de mais de 60 países, tendo destaque por ser muito citada em estudos das mais diversas áreas do conhecimento.

Conselheira da Finatec

Além das suas atividades como docente e pesquisadora, Mercedes Bustamante compõe o Conselho Superior da Finatec. Doutora em Geobotânica pela Universitat Trier, mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Viçosa e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a professora e os demais conselheiros discutem a gestão patrimonial e financeira da Fundação.

Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos

Fundada em 3 de março de 1863, no auge da Guerra Civil, encarregada de fornecer aconselhamento independente e objetivo à nação em assuntos relacionados à ciência e tecnologia, a NAS se empenha em promover a ciência na América e seus membros contribuem ativamente para a pesquisa internacional.

Parabenizamos, com grande orgulho, a eleição de uma mulher, brasileira, conselheira da Fundação e que busca melhorar o mundo através do conhecimento aplicado, o propósito da Finatec.

Fontes: http://www.nasonline.org/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-11/dezenove-pesquisadores-brasileiros-estao-entre-os-mais-citados-de-2020

Foto: Secom/UnB

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support