Mapeamento de Terreiros tem destaque na mídia local
Publicada em 1 de novembro de 2017
O projeto de Mapeamento de Terreiros realizado pela Fundação Cultural Palmares (FCP), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) foi matéria do Bom Dia DF e do jornal DF TV Primeira Edição. A reportagem teve como enfoque a intolerância religiosa e destacou o Mapeamento como iniciativa para combater o problema, dando visibilidade e segurança aos terreiros, além de acesso a políticas públicas, como educação, saneamento básico e saúde.
O objetivo principal do Projeto de Pesquisa do Mapeamento dos Terreiros do Distrito Federal do Brasil é, em sua primeira etapa, construir uma cartografia básica mostrando a localização precisa dos sítios religiosos de matriz africana existentes no Distrito Federal do Brasil, constituindo um banco de dados com referências espaciais (coordenadas geográficas e UTM), registro fotográfico da fachada do terreiro e outras informações possíveis junto às informações das entidades representativas dos terreiros do DF e Região do Entorno, como a Federação de Umbanda e Candomblé, a Rede Afro, o Instituto Ojú Obá, dentre outras relevantes.
A Finatec – Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos é a responsável por toda gestão administrativo-financeira do projeto. Saiba mais sobre o projeto em: https://goo.gl/3BxTPW
A matéria pode ser vista no link: Mapeamento de terreiros pode ajudar no combate ao preconceito religioso no DF