Notícias

  • Notícias
  • /
  • LABORATÓRIO ABERTO DE BRASÍLIA REALIZA ENTREGA DE...

LABORATÓRIO ABERTO DE BRASÍLIA REALIZA ENTREGA DE 250 FACE SHIELDS PARA A PAPUDA

Finatec realiza gestão administrativa e financeira de projeto com foco no combate à Covid-19

 

O Laboratório Aberto de Brasília (LAB), realizou na sexta-feira (19/06), a entrega de 250 protetores faciais (Face shield) para o Sistema Penitenciário do Distrito Federal – Complexo Penitenciário da Papuda. O sistema penitenciário foi um dos primeiros setores dentro do DF que sofreu com a chegada da pandemia do Covid-19, por ser tratar de uma área de confinamento social.

Pensando nisto, o Ministério Público do Trabalho, representado pela procuradora Daniela Costa Marques, realizou a doação de aproximadamente R$ 300 mil para a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) destinando esta quantia para a aquisição de equipamentos e matéria prima para projeto Produção 2020 do LAB.

A entrega dos matérias de EPI’s foi realizada na Faculdade de Tecnologia pela professora Andréa Santos (coordenadora do LAB) e sua equipe, na presença do Prof. Dr. Márcio Muniz (Diretor da Faculdade de Tecnologia da UnB), Érito Pereira da Cunha (Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do DF) e Gustavo Condeixa (Superintendente da Finatec).

 

 

Érito Pereira da Cunha, explica que o GDF foi a primeira unidade da federação brasileira a tomar medidas sanitárias protetivas com o objetivo de prezar pela saúde dos servidores e da população carcerária do Distrito Federal. Estas medidas foram fundamentais para obtenção de um resultado positivo no controle da doença “Não há dúvida de que essa doação vem para auxiliar ainda mais, para que os nossos policiais e o pessoal da saúde, que têm esse enfrentamento mais próximo, fique mais protegido”, afirma o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do DF.

O projeto Produção 2020, é uma iniciativa do LAB para a produção temporária e emergencial de protetores faciais, impressos em 3D conforme padrões recentemente estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para atender as demandas da área de saúde e segurança pública durante o combate à pandemia.

A produção dos protetores faciais ocorre no Laboratório Aberto de Brasília (LAB), da Faculdade de Tecnologia (FT), coordenado pela professora Doutora em Engenharia de Produção da UnB, Andréa Santos, com a participação de 17 alunos de graduação e pós-graduação, e com o apoio e da Finatec.

 

 

A coordenadora do LAB, professora doutora Andréa Santos, explica que os investimentos em matéria prima e infraestrutura permitiram grandes saltos na produção e o escalonamento do produto. “As máquinas não são exclusivas para a produção do protetor facial. São Máquinas de Manufatura Aditiva que podem ser utilizadas para a fabricação de diferentes produtos. O maquinário será aproveitado para o oferecimento de serviços para a comunidade e para treinar profissionais para a indústria do futuro”, afirma.

O Diretor da Faculdade de Tecnologia da UnB, Prof. Dr. Márcio Muniz, ressalta a importância da UnB mostrar para a sociedade os trabalhos desenvolvidos pela Faculdade de Tecnologia. A Universidade, Empresa e Governo funcionam como um tripé na construção de serviços para o bem da coletividade “A gente praticamente transformou o prédio da Faculdade de Tecnologia em uma mini fábrica, com toda a expertise e boas práticas para devolver o suporte para a comunidade ”.

 

 

A Finatec é uma Fundação de apoio à pesquisa e extensão, responsável pela gestão administrativa e financeira de diversos projetos, sua principal apoiada é a Universidade de Brasília “A Finatec possui credenciamento com os Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia para prestar apoio à UnB. Por força de lei, esse apoio se dá na forma de gestão dos projetos de pesquisa, desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de extensão”, explica o superintendente da Finatec, Gustavo Condeixa.

A Fundação assinou nesta ultima semana (17/06), convênio com a UnB, para a criação de um fundo de arrecadação de doações para projetos de pesquisa, inovação e extensão com foco no combate à COVID-19. As doações podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, por meio de depósito bancário, cartão de crédito, materiais e insumos. Para doar acesse o endereço eletrônico https://www.finatec.org.br/doacoes-apoio-pesquisas

 

Veja as fotos da entrega:

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support