Com patrocínio da Finatec, CDT-UnB promove o iNOVATECH; confira programação
Publicada em 15 de maio de 2018
Com o intuito de cooperar com o novo retrato empreendedor de Brasília, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/ UnB), com o patrocínio da Finatec, realiza o iNOVATECH.
A proposta é colocar os participantes em contato com metodologias e experiências inovadoras, seja fora ou dentro da universidade, além de ceder espaço para alunos que já colaboram com a universidade nesse aspecto. Desenvolve, também, atividades que disseminam a cultura empreendedora e de inovação para negócios, produtos, serviços e processos.
A primeira etapa do evento aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, no Instituto de Química (IQ), com a participação de empresários, pesquisadores da Universidade, Startups, professores e universitários. Nos próximos dias, de 16 a 18 de maio, acontecerá o encontro na Faculdade de Direito (FD) da UnB, cuja programação completa conta com palestras de inovações e específicas, minicursos e mesas redondas em prol de alunos e mestres, e pode ser conferida abaixo:
16/05:
18h: Palestra de Abertura, com Prof. Sanderson César (Diretor do CDT)
19h: Palestra – “A Crise do sistema Democrático”, com Benedito Cerezzo Pereira Filho (USP)
20h: MINICURSO: Seja Criativo e Inovador na Prática, com Gabriel Aragão (Criados para Criar)
17/05:
09h: Mesa redonda – Startup e IoT, com Gabriel dos Reis Wanissang (LAPIN), Sergio Alves (MCTIC/IDP) e Caio César de Mello e Silva (ICTS)
10h: Mesa redonda – Criptomoedas, com Breno Rodrigues Brito (Octabank), Ricardo Fernandes Paixão (UnB) e Marcelo Amarante Ferreira Gomes (LAPIN)
11h: Palestra – Entenda como as regras contratuais podem afetar seu negócio, com Guilherme Chaves (Associação de Jovens Empresários do DF)
14h: Palestra – “Modulação Jurídica em ciência e tecnologia – Desafios e Perspectiva”, com Ana Cláudia Farranha (UnB)
15h: Minicurso – Design Thinking, com Eduardo dos Santos Batista (Grupo DOPFISA) e Maria Eugênia Souza de Athayde Nunes (Grupo DOPFISA)
19h: Palestra – “Startup – do registro ao contrato de investimento”, com Fernando Carrusca Lima Britto (Amaury Nunes & Advogados Associados)
20h: Mesa redonda – Tratamento de Dados Pessoais, com Bruna Martins Dos Santos (LAPIN), Laura Schertel Mendes (IDP) e Thiago Luís Sombra (UnB)
18/05:
9h: Palestra – “Marcas, Patentes e Direitos Autorais: A advocacia da Propriedade Intelectual”, com Lívia Pereira de Araújo (CDT) e Thiago Guimarães Moraes (LAPIN)
10h: Minicurso – Contratos de PI e Transferência de tecnologia, com Lívia Pereira de Araújo (CDT) e Thiago Guimarães Moraes (LAPIN)
14h: Palestra – Empreendedorismo na formação profissional, com Sonia Marise Salles Carvalho (Vice Diretora do CDT)
15h: Minicurso – Canvas e Pitch, com Eduardo dos Santos Batista e Maria Eugênia Souza de Athayde Nunes (Grupo DOPFISA)
19h: Palestra – “Contribuindo para a inovação em direito e tecnologia”, com Henrique Araujo Costa (DireitoTec)
20h: Encerramento
Há dois anos desde sua criação, a iNOVATECH já contou com mais de 8 edições, sendo assim o total de 105 palestras, 35 minicursos e 16 mesas-redondas. Seu objetivo principal é promover um ambiente universitário mais hábil para o mercado de trabalho, oferecendo palestras e minicursos gratuitos direcionados à inovação e empreendedorismo, cuja prioridade é criar oportunidade de negócio e difundir a cultura laboriosa focada na tecnologia e inovação.
DESAFIO iNOVATECH
Para a primeira edição desse ano, o formato do Desafio iNOVATECH que existe desde o primeiro semestre de 2017 foi reformulado. O foco principal é que a equipe consiga ir além da teoria, vendo na prática a inovação em diferentes áreas, e produza alguma base tecnológica para ser apresentada para um grupo de possíveis investidores ao final do semestre, com a oportunidade de ganhar uma orientação do CDT/UnB. É exigido também que o produto ou serviço seja inovador, voltadas às áreas de Direito, Artes, Ciências Biológicas ou Química, isto é, de acordo com o local de onde será realizado o evento.
Os participantes devem se unir em equipes de no máximo 5 pessoas e mínimo de 2, podendo cada um estar escrito em apenas 1 equipe e cada uma pode enviar apenas uma solução, com o objetivo em estimular ideologias inovadoras e criativas dentro da universidade de forma prática, fomentando oportunidades para talentos empreendedores. As etapas e premiações estão descritas no vídeo abaixo e para se inscrever, clique aqui.