Inaugurada a Casa Franco-Brasileira da Ciência
Na última quinta-feira (10), foi inaugurada a Casa Franco-Brasileira da Ciência. Em funcionamento no edifício sede da Finatec desde janeiro de 2018, a casa abriga três importantes órgãos franceses: o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Agronômico (Cirad), o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD) e a Campus France, agência governamental de mobilidade e cooperação acadêmica.
A diretora-secretária da Finatec, professora Andréa Santos, participou da solenidade, juntamente com o vice-reitor da Universidade de Brasília Enrique Huelva, a reitora Márcia Abrahão e o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet. Na ocasião, foi assinado um acordo acadêmico, cultural e científico, entre a Universidade de Brasília e a Embaixada da França. A expectativa é de que, com este acordo e a proximidade ao Campus da Universidade, as ações de intercâmbio acadêmico e técnico-científico sejam facilitadas.
O acordo tem vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado, e tem como base quatro ações norteadoras: cooperação científica; desenvolvimento sustentável, agenda clima e governança global; mobilidade acadêmica, científica e cultural; políticas linguísticas.
Foto: Beto Monteiro/Secom UnB