Finatec sedia o 2º Confies e recebe autoridades da pesquisa em sua sede
Diretoria da fundação marca presença para receber os congressistas, autoridades e o presidente do CONFIES
O 2º Confies – Congresso Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior – está sendo realizado pela segunda vez consecutiva na capital do país e a Finatec foi escolhida mais uma vez para realizar o evento.
A plenária de abertura aconteceu pela noite (06/11) e foi marcada pela presença de senadores, deputados e autoridades da pesquisa, tecnologia e inovação.
O ministro Marcos Pontes da pasta da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) também estava presente e se demostrou contrário a fusão entre o CNPq e a CAPES pontuando a necessidade de trabalho em conjunto das duas instituições.
A Diretoria da Finatec esteve presente para receber os congressistas, autoridades e o Presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, que conduziu a cerimônia. A Decana de Pesquisa e Inovação da Universidade de Brasília, professora Maria Emília Telles participou do evento representando a reitora da UnB, professora Márcia Abraão.
Para o Diretor Presidente da Finatec, professor Armando Caldeira-Pires o congresso é um evento importante e que possui bastante representatividade. “A abertura demonstrou com sucesso que o CONFIES se apresenta como a associação das fundações de apoio. A presença de 80 fundações de quase todos os estados brasileiros efetivamente demonstra a aceitação da comunidade. Ao mesmo tempo, a presença dos convidados palestrantes e daqueles agraciados com os prêmios demonstrou o reconhecimento da importância da comunidade e da sua associação. Cabe ressaltar que a escolha de Brasília como palco para o evento facilita a participação maciça que foi observada ao longo dos dias do congresso”. – argumenta o Diretor da Finatec.
O superintendente Gustavo Condeixa também demonstrou muita satisfação em receber o congresso e pontuou que momentos como esse são fundamentais para reforçar os laços entre as fundações do país. “Receber o congresso do CONFIES pelo segundo ano consecutivo tem uma importância estratégica para a Finatec; de um lado promovemos um ambiente que propicia o debate sobre CT&I e, como propiciar seu crescimento. De outro lado, nos aproximamos de nossas coirmãs, alavancando parcerias e difundindo boas práticas” – pontua o gestor.
O mérito do CONFIES para as fundações de apoio
As fundações de apoio têm uma importância fundamental na estrutura de P&DI nacional, promovendo e facilitando a transferência de conhecimento entre as universidades e instituições de pesquisa e a sociedade civil e produtiva, numa via de mão dupla. Entretanto, elas têm na sua grande maioria uma região de influência muito localizada no seu estado, e em muitas vezes, no seu próprio município.
Assim, a promoção de eventos como o 2º CONFIES amplia os horizontes das fundações promovendo aprendizado e trocas positivas. “ O evento se estabelece, como toda associação de classe, em primeiro lugar, como um fórum comum à todas as fundações, onde as suas questões internas de melhoria na gestão e desempenho, podem ser identificadas e discutidas pelos seus principais profissionais. Esse ambiente permite a identificação das melhores práticas e a sua disseminação de forma uniforme pelos principais executores. Por outro lado, ele atua também como um porta-voz único de todas as fundações nas discussões das suas questões externas de relacionamento com suas apoiadas e os órgãos de controle e agências de financiamento. Nesse sentido, essa posição em uníssono fortalece a fala das fundações nessas discussões.” – finaliza o Diretor Presidente da Finatec reforçando o valor do CONFIES para todas as fundações.
Quer ter acesso às fotos da abertura?