Finatec organiza e sedia o 23º TISE – Conferência Internacional sobre Informática na Educação
Publicada em 3 de dezembro de 2018
Pelo vigésimo terceiro ano, o Centro de Computação e Comunicação para a Construção do Conhecimento (C5), do Departamento de Ciências da Computação da Universidade do Chile organiza a TISE, Conferência Internacional sobre Informática na Educação.
Em 2018, a TISE aconteceu em Brasília nos dias 27, 28 e 29 de novembro. A Finatec geriu e sediou o evento que teve como coordenação geral o Prof. Dr. Jaime Sánchez, da Universidad de Chile e como participantes do comitê de organização local as professoras doutoras Letícia Lopes Leite e Edna Dias Canedo, ambas do Departamento de Ciência da Computação – CIC da Universidade de Brasília.
A TISE é uma Conferência com base na pesquisa, sendo concebida como um espaço para apresentação, intercâmbio e disseminação de experiências em duas áreas fundamentais: Informática na Educação e Interação Humano-Computador na aprendizagem e cognição.
Esta Conferência é multidisciplinar, e inclui temas como Engenharia de Software, Educação, Interação Humano-Computador, Psicologia Educacional, Design Gráfico, Telecomunicações, dentre outros.
Com a participação de cerca de 80 pessoas, a TISE contou com a participação de internationals keynote speakers que abordaram em suas participações assuntos direcionados para New trends in learning with digital technology, Human-computer interaction, eLearning and e-Inclusion e Internet and software for education. Estiveram presentes no papel de keynote speakers o Prof. Dr. Alberto Cañas, Associate Director & Senior Research Scientist, Institute for Human-Machine Cognition, IHMC, Florida dos Estados Unidos, o Prof. Dr. Alfonso Molina, Scientific Director, Fondazione Mondo Digitale, em Roma na Itália e professor na Universidade de Edinburgh, na Inglaterra e, finalmente, o prof. Dr. Jaime Sánchez, coordenador geral do evento.
Com a participação de diversos países como o Chile, Estados Unidos, Portugal, Argentina, Paraguai, Colômbia, Espanha também estiveram presentes professores e estudantes de diversas universidades brasileiras como a Universidade de Passo Fundo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal de Ceará, os participantes puderam submeter artigos científicos e apresentá-los em banners e comunicação oral.