Finatec lança o PROSPECTA programa de captação ativa de recursos para o pesquisador
Ao longo de seus 26 anos de existência, a Finatec, na condição de fundação de apoio, atuou na gestão administrativa e financeira de projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento científico e tecnológico e inovação. Contudo, historicamente, o pesquisador/docente sempre fez o papel do prospector do recurso cabendo a fundação a formalização das parcerias com os agentes financiadores de seus apoiados.
Com o objetivo de melhorar cada vez mais seu processo de trabalho e atendimento às apoiadas, a Finatec buscou alternativas para ampliar a sua gama de oportunidades aos pesquisadores, criando o Programa de Prospecção Ativa de Recursos para Pesquisa – Programa PROSPECTA
Trata-se de um novo serviço da fundação que contempla a captação de recursos de forma proativa, utilizando seu know how, estrutura e rede de parceiros para buscar fontes de financiamento aderentes aos projetos demandados.
O Programa disponibilizará um portal – PROSPECTA – por meio do qual o pesquisador poderá apresentar seus projetos de pesquisa para os quais ele deseja buscar recursos. A partir do cadastro da pesquisa a Finatec irá levantar possíveis fontes financiadoras e, por meio de estratégias definidas conjuntamente com o pesquisador, elaborar mecanismos para encontrar o financiador mais aderente a cada projeto.
De acordo com o Diretor Presidente da Finatec, professor Edson Paulo da Silva, essa é uma ideia pouco difundida no Brasil, mas que já é operacionalizada em âmbito internacional. “Queremos trabalhar com práticas que já deram certo e que já estão auxiliando pesquisadores em diversas partes do mundo” – ressalta o Diretor.
Qualquer professor vinculado à Universidade de Brasília ou Instituto Federal de Brasília – instituições apoiadas da Finatec – podem cadastrar seus projetos em busca de recursos. Direcione seus esforços para o seu objetivo de pesquisa! Conte com a Finatec para procurar o seu financiamento! Acesse o link e cadastre-se agora mesmo.