Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec implementa assinatura eletrônica e elimina a...

Finatec implementa assinatura eletrônica e elimina a impressão de contratos em seu processo de gestão documental

Estamos na era da inovação! A preocupação com a sustentabilidade do planeta e a utilização consciente dos recursos naturais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Assim a Finatec, consciente de seu dever social e com a intenção de reduzir o consumo de papel, está transformando a sua forma de lidar com a documentação interna.

O programa, que está inserido no escopo do Projeto e-Finatec, faz parte da modernização dos sistemas integrados de fundação. De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da Finatec, Marcos Nunes, o objetivo principal é permite economizar centenas de reais, agilizar o processo, contribuindo com o meio ambiente, e, além disso, retira toda a burocracia que a assinatura de um contrato no método atual.

A importância desse sistema é grande. “Atualmente, tudo o que necessita de uma aprovação ou assinatura precisa ser impresso. O cliente “coordenador de projeto” imprime os documentos, assina, se desloca até a Finatec para entregar seu projeto, o protocolo interno recebe o material, envia para o Núcleo de Documentação, eles realizam a digitalização e só assim o documento entra no sistema. Com a modernização do processo e implantação do software, a documentação já cairá no fluxo digital diretamente, sem a necessidade de impressão” – reforça o Gerente da Finatec.

Assim, a novidade do processo está na possibilidade de colocar o documento digital, na plataforma de armazenagem, desde o início do fluxo, permitindo inclusive assinaturas digitais válidas. Nesse sentido é possível organizar os processos da documentação e enviá-las para assinaturas com validade jurídica, sem a necessidade de imprimir nenhum papel. “Com a implantação do Sistema de Assinatura Eletrônica, após o tratamento dos documentos, o processo pode ser assinado até via celular por e-mail, onde você estiver.” – ressalta Nunes, Gerente de TI da fundação.

A assinatura eletrônica está atrelada ao simples cadastro do e-mail e CPF de quem irá assinar o documento. “Quando aparece na caixa de entrada, o contrato digital apresenta uma pequena descrição com as informações mais relevantes do documento, para situar quem está recebendo a demanda. Assim, é possível assinar tudo em poucos cliques.” – exemplifica o gerente de TI.

A plataforma utiliza múltiplos pontos de autenticação em todo o processo de assinatura para garantir a validade jurídica das transações, como por exemplo: criptografia dos documentos, carimbo de data e hora, hash SHA 512, e-mail, CPF (validado junto à Receita Federal), IP, geolocalização, token de acesso, assinatura na tela, entre outros pontos de autenticação para garantir 100% de segurança.

De acordo com o cronograma da gerência de TI, a virada de sistema ocorrerá até o final do ano de 2018 uma vez que ele já apresentou resultados positivos ainda na fase de testes. Com a implantação do sistema Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED e assinatura eletrônica, a Finatec cumpre o seu papel como fundação de apoio entregando suas demandas de forma cada vez mais célere e transparente.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support