Finatec, FAP-DF e Unb assinam acordo que prevê modernização do principal órgão de fomento à pesquisa do DF
Publicada em 21 de agosto de 2019
Na quinta-feira (15/08) a Finatec, FAP-DF e Universidade de Brasília celebraram a assinatura de uma cooperação técnico-científica para otimização organizacional da FAP-DF. Com vigência de um ano, o projeto será realizado pelo Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (Ceag) da Unb, da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (Face/UnB) e apoiado pela Finatec (Fundação de Apoio para Pesquisa, Ensino, Extensão e Desenvolvimento Institucional) que fará a gestão administrativa e financeira do contrato.
A importância do acordo está, sobretudo, no mapeamento e implementação de processos formais de trabalho e boas práticas com foco no desempenho da FAP-DF. De acordo com Alexandre Santos, presidente da instituição, o órgão encontra dificuldades de executar o próprio orçamento, que chega a R$ 360 milhões. “Os problemas e as dificuldades, como a falta de servidores e a precária infraestrutura de controle, afetam diretamente as ações de fomento à pesquisa e inovação e, consequentemente, todo o ecossistema de ciência e tecnologia”, avalia o gestor.
O Diretor Presidente da Finatec, professor da Engenharia Mecânica/UnB, Armando Caldeira-Pires esteve presente na assinatura do contrato e comemorou a oportunidade já que o convênio celebra benefícios para a sociedade. “Vir aqui e participar desse convênio, cuja característica está no DNA da Finatec desde o início, é muito gratificante. Esperamos que todo esse conhecimento que está na cabeça dos professores e pesquisadores dessa instituição possa escoar para onde a sociedade necessita por meio da FAP-DF, que tem o papel de fazer a interlocução entre essas esferas”, declarou o diretor presidente.
Fotos: Raquel Aviani/Secom UnB
Fontes: SECOM/Unb / Agência Brasília