Notícias

  • Notícias
  • /
  • Finatec assina acordo de parceria com o...

Finatec assina acordo de parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Com o objetivo de internacionalizar a atuação de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das instituições conveniadas com a Finatec, o Diretor Presidente, professor Dr. Edson Paulo da Silva assinou no dia 29 de outubro, o Acordo geral que tem por objetivo regular as relações entre o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras – CGUB e a FINATEC, mediante o estabelecimento de mútua cooperação no intercâmbio científico e tecnológico, com vistas ao desenvolvimento de projetos e atividades de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvimento de produtos, cursos, formação e treinamento de recursos humanos, absorção e transferências de tecnologias e prestação de serviços, bem como o desenvolvimento de outras atividades de interesse comum dos parceiros e que estejam relacionadas às suas finalidades estatutárias.

O GCUB, fundado em 2008 na cidade de Brasília, é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 83 instituições brasileiras de Educação Superior. O Grupo tem como missão promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.

Contudo, esses processos de intermediação não geram recursos para o CGUB e, a parceria com a Finatec, poderá ampliar suas formas de atuação. O Presidente do Grupo Coimbra revelou que a parceria é o segundo momento mais importante do GCUB. “O primeiro, foi a criação do Grupo e o segundo é esse passo que estamos dando hoje em relação à essa parceria que vai mudar completamente o nosso futuro. Nós apostamos nisso.” – afirma o Presidente professor Dr. José de Arimatéia e Reitor da Universidade Federal do Piauí.

De acordo com o Diretor Presidente da Finatec as instituições credenciadas terão grandes oportunidades com a nova parceria. “A Finatec está entrando na oferta de cursos próprios e enxergamos uma grande oportunidade de oferecer cursos internacionais ou com participação de pesquisadores em investigações internacionais. Esperamos explorar bastante essa sinergia.” – pontua o Diretor Presidente.

Como contrapartida no convênio, a Finatec entrará com a sua expertise de fundação de apoio. “O Grupo Coimbra possui uma credibilidade muito grande e pode captar recursos, internalizando essas verbas para incrementar suas atividades, contudo, esse não é o foco de atuação do CGUB. Ao contrário da Finatec, no qual o seu negócio é justamente realizar a gestão financeira e administrativa dos recursos.” – afirma o Diretor Presidente da fundação.

Na assinatura do contrato, que aconteceu na sede da Finatec, estiveram presentes representando a fundação, o Diretor Presidente, professor Edson Paulo da Silva, o Superintendente Gustavo Condeixa e, representando o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, a Diretora Executiva, professora Rossana Valéria e o Presidente do grupo, professor José Arimatéia. Ao final da reunião os representantes da Finatec foram homenageados com uma placa que selou a parceria.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support