Notícias

  • Notícias
  • /
  • 1º Projetar Finatec: evento com foco em...

1º Projetar Finatec: evento com foco em novos conhecimentos para pesquisadores que buscam aprimorar prática em projetos

No final da tarde da última quarta-feira (21), a Finatec realizou o 1º Projetar Finatec, evento que reuniu dezenas de professores e coordenadores que possuem parceria no desenvolvimento de pesquisas e projetos, com o apoio da Fundação. Estavam presentes membros do Conselho Superior e da Diretoria Executiva da instituição. Dionei Valter da Silva, assessor especial da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, a FAP – DF, foi o convidado para palestrar sobre “Ecossistema de Inovação no Distrito Federal na visão da FAPDF”.

Além de trazer ao evento temas atuais como inovação, cidades inteligentes, inteligência artificial e novas tecnologias na gestão pública, a Finatec abriu espaço para que coordenadores e professores presentes participassem do debate. Um buffet recebeu os convidados no segundo andar do restaurante do prédio da Finatec, e num ambiente descontraído a nova diretoria da Fundação demonstrou interesse e desejo de maior aproximação e prestação de suporte, de forma eficiente, a todos os parceiros da Fundação.

O “Projetar Finatec” é uma iniciativa da nova Diretoria como forma de promover a integração entre a UnB, a Finatec e a FAP, e destacar a importância do investimento em projetos inovadores, tecnológicos e que tragam soluções e amparo ao desenvolvimento social e econômico, não apenas para o DF, mas para todo o país, como aponta o Diretor-Presidente da Finatec, prof. Dr. Armando Caldeira-Pires. “É papel da Finatec estar em contato com o coordenador, permitir que ele converse com a sociedade, não só na graduação, mas principalmente projetos de desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica, para a promoção de melhorias efetivas da sociedade”, aponta.

Professor Dr. Armando Caldeira-Pires, Diretor-Presidente da Finatec

Caldeira-Pires explica que durante o encontro com os coordenadores foram distribuídos questionários de avaliação, que servirão de base para que a equipe executiva da Finatec possa verificar os pedidos e promover melhorias junto aos coordenadores dos projetos e junto à própria FAP. “A reunião de hoje foi um sucesso, nós tivemos uma adesão bastante forte e iremos analisar cada questionário de avaliação entregue, e com isso iremos tirar uma fotografia de como eles nos veem, como nosso serviço está sendo feito, se ele está sendo executado adequadamente”, avalia o Diretor-Presidente.

Para o professor Dr. José Alexander Araújo, Diretor-Secretário da Finatec, o 1º Projetar marca o início de uma nova jornada da Fundação junto aos coordenadores e parceiros, os quais Araújo considera como clientes. “Esse encontro é fundamental, os coordenadores dos projetos são nossos clientes, e é importante estar perto deles para entender quais as demandas e as dificuldades. É um momento também para colocar o quadro de colaboradores da Finatec à disposição, mostrar que mesmo com os desafios econômicos nós estamos de mangas arregaçadas para resolver os problemas e contamos com eles para fazer isso juntos”, diz Araújo.

Professor Dr. José Alexander Araújo, Diretor-Secretário da Finatec.

O Diretor-Secretário destaca ainda a parceria construída com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF. “A FAP é uma parceira estratégica, uma alavancadora de projetos e iniciativas no cenário de inovação do DF e nós estaremos ombreados com a fundação para colaborar no que for necessário para fazer do DF um autor principal do cenário de inovação do país, e facilitar todas as atividades que possam gerar recursos, novos produtos, novas tecnologias no DF e no Brasil”, explica.

O Prof. Dr. Francisco de Assis Rocha Neves, Diretor-Financeiro da Fundação, explica que a proximidade com a FAP-DF irá resultar em inúmeros benéficos à sociedade. “A FAP é um motor propulsor do DF no financiamento de pesquisa e inovação. E a aproximação dela com a Finatec vai ser muito positiva e a partir disso vamos poder potencializar a criação de novas frentes de conhecimento e exploração de pesquisa e inovação. Nesse momento, a presença dos coordenadores aqui, vendo a FAP-DF, é um estímulo a mais para fortalecer essa integração”, destaca.

Neves avalia que a Finatec tem o objetivo de atender com excelência as demandas dos coordenadores de projetos, e que essa boa relação é primordial. “Os coordenadores são nossos clientes, sem eles não existe Finatec, e nós queremos que todos aqui na Finatec, reconheçam a importância dos coordenadores, e tentem atender a todas as demandas trazidas por eles de forma eficiente. Eles representam a única forma da Finatec vencer e crescer, por isso a gente precisa dedicar muita atenção”, afirma.

Professor Dr. Francisco de Assis Rocha Neves, Diretor-Financeiro da Finatec.

Para o assessor especial da FAP-DF e convidado especial da primeira edição do evento, Dionei Walter da Silva, a proximidade da instituição com a UnB e Finatec demonstra o interesse em promover melhorias na sociedade. Ele explica que os temas trazidos durante a palestra vão de encontro com o projeto da Fundação de promover a inovação e a transformação por meio do conhecimento. “Nosso objetivo é ser um motor de transformação do DF, um polo de renovação. Para isso é necessário ter ciência, tecnologia, mas mais que isso é preciso ter aplicação em inovação. Usar os recursos da FAP, em parceria com as universidades e pesquisadores, para resolver problemas reais da sociedade”, destaca o assessor.

Dionei Valter da Silva, assessor especial da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, a FAP – DF

Transparência e Integração

Segundo o Prof. Dr. Antônio César Brasil, um dos membros do Conselho Superior da Finatec, a Fundação tem o compromisso de responder, de forma eficiente e atuante, às demanda sociais, acadêmicas e econômicas da sociedade brasiliense e de todo o país. “A nossa ação junto aos coordenadores de projetos e demais representações institucionais da UnB é de extrema importância, porque essa ação vai definir os novos desafios que a Fundação terá nos próximos anos. Conseguiremos crescer se fizermos com que a Universidade de Brasília avance de maneira conjunta, a partir da captação de projetos, execução de novas ideias, objetos diferenciados, os quais tanto o DF quanto o Brasil precisa”, avalia o professor Brasil.

Professor Dr. Antônio César Brasil, membro do Conselho Superior da Finatec.

Na visão da Laila Salmen Espindola, coordenadora do projeto “ARBOCONTROL – Componente 1 – Pesquisa para o controle de vetor”, o trabalho da Finatec é primordial, não apenas por ser uma fundação de apoio aos parceiros, mas também porque gera renda e contribui para o desenvolvimento econômico do DF e de outros estados. “A FAP-DF e a UnB, casadas nessa capacidade de diálogo podem desenvolver-se mais ainda, porque essa parceria gera não apenas ciência, mas também empregabilidade. Os funcionários da Finatec são pagos com os nossos projetos, então geramos empregabilidade para pessoas capacitadas, atuamos na sociedade geral com o compromisso de gerar inovação, e gerar retorno positivo para a sociedade”, defende a professora Espindola.

Professora Laila Salmen Espindola, coordenadora do projeto “ARBOCONTROL – Componente 1 – Pesquisa para o controle de vetor”

Já o Prof. Dr. Pio Penna Filho, do Instituto de Relações Internacionais da UnB, avalia que a relação entre a Finatec, a UnB e a FAP deve ser estreita, resultando assim em alternativas viáveis na administração e execução de pesquisas e projetos. “É extremamente importante e relevante para a UnB que nós, professores e pesquisadores, e a Finatec, como Fundação, tenhamos essa aproximação com a FAP-DF. Ainda mais considerando que além de todas as inovações tecnológicas, ainda vivemos um período de contingenciamento de recursos. Os recursos para pesquisas estão minguados, então são necessárias alternativas para nós pesquisadores, para que possamos garantir a sobrevivência das pesquisas, e também o avanço da produção cientifica”, finaliza Penna Filho.

Professor Dr. Pio Penna Filho, do Instituto de Relações Internacionais da UnB
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support