Notícias

  • Notícias
  • /
  • Especialista em modelagem computacional e inteligência artificial...

Especialista em modelagem computacional e inteligência artificial da UnB/Finatec irá participar da 3ª edição da Campus Party, em Brasília

O evento deverá reunir cinco mil campistas e mais de 60 mil visitantes, além de entidades de pesquisa e inovação, como a Academia Finatec

De 19 a 23 de junho, Brasília irá sediar mais uma vez um dos maiores eventos de tecnologia do mundo: a Campus Party. A experiência reunirá no estacionamento do Estádio Mané Garrinha mais de cinco mil jovens geeks, empreendedores, e pessoas interessadas por inovação e tecnologia. Neste ano, a terceira edição que chega na Capital, terá mais de 350 horas de conteúdo entre palestras, seminários, oficinas, workshops, amostras e espaços interativos.

Um dos destaques do evento é o Palco Feel the Future, que terá a participação do especialista e referência em modelagem computacional e Inteligência Artificial (IA), Li Weigang, que também é professor titular na UnB (Universidade de Brasília) e parceiro da Academia Finatec solução educacional criada para formar uma geração de profissionais inovadores para o mercado com foco no presente e nos desafios do futuro.

Weigang é um dos palestrantes no palco Feel The Future, onde irá falar sobre Inteligência Artificial (IA) no dia 22, a partir das 11h. Pós doutor pela University of Calgary, no Canadá, o professor é participante da Associate Editor of Frontiers of Inf. Technology & Electronic Eng. e faz parte do comitê do Congresso Nacional de Inteligência Artificial e Computacional. O pesquisador é um dos principais investigadores na área de IA na UnB e já publicou centenas de trabalhos na área, além de ter ganhado vários prêmios, entre eles, o Championship of WISE 2012 Challenge e o Prêmio CNT de Produção Acadêmica.

Na participação de destaque no Campus Party, onde o especialista irá representar a Academia Finatec, ele vai compartilhar as principais metodologias e aplicações da IA nos diversos campos de pesquisa. Também falará sobre o impacto da IA em setores que já utilizam essa tecnologia em suas aplicações, como a robótica, o sistema de processamento de dados, os sistemas gerenciais, a digitalização, o uso tecnológico na assistência à saúde, o desenvolvimento da infraestrutura inteligente, além de conceitos como smarth health e smart cities.

No tradicional camping da Campus Party BSB, onde os milhares de jovens montam barracas e iniciam uma verdadeira imersão no universo digital, será disponibilizado mais de 20 gigas de internet de alta velocidade. Além do Feel the Future, participantes e convidados terão a oportunidade de visitar os palcos Steam, Creativity, Entrepreneurship e Coders. Poderão, ainda, interagir com startup e makers, batalhas e workshops interativos envolvendo educação do futuro, crianças Hackers, roboticampus, drones e simuladores.

Futuro Inteligente

A Campus Party, segundo o professor Weigang, é um momento em que práticas tecnológicas inovadoras ganham mais espaço. Ele destaca que o evento traz diversas tecnologias desenvolvidas para mudar a vida das pessoas, que resultam em benefícios sociais. Para o especialista, a Inteligência Artificial é uma tendência que se desenvolve de acordo com as necessidades humanas.

“Nós estamos na era da IA, quais avanços dela merecem destaque no mundo? O que se passou a pensar é que todo ser humano é capaz de entender a IA e saber que ela possui uma capacidade de aprendizagem muito maior que a do ser humano. Smart Cities, menos congestionamentos, a gestão de governança, IA aplicada à saúde Health Care, estes são apenas alguns exemplos de como a tecnologia beneficia a sociedade”, destaca o especialista.

A Campus Party é um espaço dedicado às novas gerações de pesquisadores, desenvolvedores, jovens empreendedores e pessoas apaixonadas por inovação e tecnologia. De acordo com Weigang, a tecnologia já domina todas as áreas de conhecimento. Ele explica que o objetivo da IA é justamente entender as necessidades humanas e supri-las. No entanto, para que haja desenvolvimento da Inteligência Artificial, é necessário que haja investimento nas novas gerações, lembra o professor.

“No Brasil, ainda há muito o que fazer em relação às pesquisas e desenvolvimento da Inteligência Artificial, na UnB, por exemplo, o apoio é grande em relação ao ensino de IA, o ideal seria que todos os cursos de graduação ensinassem ao menos o básico. A sociedade ainda precisa entender que a IA não aparece apenas na novela, nos filmes, e isso ainda é um grande desafio.”, defende o professor.

Diversas instituições de pesquisa e inovação do Distrito Federal deverão participar do evento, entre elas: A Finatec, representantes do Governo do Distrito Federal, além de faculdades, escolas e centros de educação.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support