Notícias

  • Notícias
  • /
  • Em nova etapa do Projeto Mata Atlântica,...

Em nova etapa do Projeto Mata Atlântica, IBS promove ações para impulsionar as vendas de produtores do Vale do Ribeira e Baixada Santista

Com o intuito de desenvolver inovação e sustentabilidade, o IBS – Instituto BioSistêmico promoveu a produção sustentável de alimentos entre os agricultores beneficiários atendidos na região do Núcleo Itariru do Parque Estadual Serra do Mar (PESM-NITA), no Estado de São Paulo.

Nos três primeiros anos de execução do Projeto Conexão Mata Atlântica, o trabalho das equipes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do IBS contribuiu para melhorias na qualidade dos produtos e na produtividade.

Com produtores mais capacitados tecnicamente para uma produção sustentável e eficiente, as duas reuniões promovidas pelo IBS, em dezembro de 2021, tiveram o objetivo principal ampliar as possibilidades de mercado para a produção local.

 A primeira foi realizada com os produtores da Associação de Empresários Rurais de Pedro de Toledo e a reunião discutiu as premissas para a comercialização no mercado convencional. Foram abordados temas como qualidade, frequência e quantidade da produção, além de preço de comercialização e logística. 

Na Associação Comercial de Peruíbe, aconteceu o segundo encontro da jornada. Na ocasião foi realizada a apresentação da Associação de Empresários Rurais de Pedro de Toledo para representantes da cadeia hoteleira, evidenciando as vantagens competitivas da organização perante os concorrentes, como preço, qualidade e logística.

O encontro fortaleceu a importância do comércio local ser abastecido pelos produtores locais, por se tratar de uma região turística. Essa aproximação com a rede de estabelecimentos voltados ao turismo pode beneficiar produtores dos quatro municípios atendidos pelo IBS no projeto: Miracatu, Pedro de Toledo, Itariri e Peruíbe.

Novos mercados estão sendo abertos, envolvendo outros produtos, organizações de produtores e até mesmo produtores individuais. O nicho das frutas da Mata Atlântica e das Plantas Alimentícias não Convencionais também são demandadas pelo setor hoteleiro, utilizadas em sucos e refeições, além do palmito pupunha que pode ser servido como petisco nos quiosques à beira mar, ampliando as possibilidades de distribuição dos produtores locais que participam do projeto.

Com reposicionamento dos produtos no mercado, redução de  perdas, maior segurança e domínio dos custos, os produtores locais podem aproveitar as capacitações para o empreendedorismo rural oferecidas pelo Projeto Conexão Mata Atlântica. O desenvolvimento socioeconômico das famílias tem grande potencial de crescimento.

Nesta articulação com atores locais em prol do fomento da agricultura familiar da região, o Instituto BioSistêmico conta com a parceria da Prefeitura de Peruíbe e a Associação Comercial de Peruíbe.

Conheça o projeto Conexão Mata Atlântica

A Mata Atlântica é o bioma brasileiro que mais sofreu com os ciclos econômicos do país e hoje em dia é  uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo. Nesse contexto o projeto Recuperação e Proteção dos Serviços de Clima e de Biodiversidade no Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira – GEF Conexão Mata Atlântica – atua desde 2017 para amenizar as ameaças à fauna e à flora, bem como estimular boas práticas agropecuárias integradas à preservação do meio ambiente.

Por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o Conexão Mata Atlântica incentiva produtores rurais a adotarem ações de conservação e restauração ou adotam práticas produtivas mais sustentáveis

O projeto é proveniente da parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). 

Créditos: foto/texto – Instituto BioSistêmico

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support