Diretor Presidente da Finatec participa de ciclo de encontros da Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social
Motivados pela reflexão a respeito da atual crise brasileira e suas consequências para o setor fundacional, a Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social, juntamente com o Observatório do Terceiro Setor e a parceria do Procurador de Justiça Eduardo Sabo, propôs o 1º Ciclo de Encontros para debates de assuntos de interesse comum da PJFEIS, dos Conselheiros e Diretores das Fundações.
Ao todo três encontros estão sendo realizados nas dependências da Fundação Paiva Netto, no período de 02/10 a 30/11, em Brasília. Os ciclos sobre noções gerais do Terceiro Setor relacionadas ao processo de governança e, ao exercício da atividade econômica e social das fundações de apoio já foram concluídos. O último ciclo, que discutirá sobre a remuneração dos diretores das fundações bem como suas responsabilidades civil, criminal, administrativas e trabalhistas, no âmbito das fundações, está previsto para o dia 30 de novembro.
A dinâmica acontece em formato de reunião para permitir a apresentação e exposição do tema e, na sequência, é realizado um amplo debate. De acordo com a Promotoria, é também meta dos encontros, permitir uma maior aproximação dos Conselheiros e Diretores das Fundações com o Ministério Público, no intuito de criar campo fértil para discussões, sugestões e troca experiências.
Convidada a participar desse momento, a Finatec, na figura de seu Diretor Presidente, está marcando presença em todas as reuniões agendadas. De acordo com o professor Edson Paulo da Silva, a oportunidade é unica. “A proposta dos ciclos de encontro é inovadora. Mostra a preocupação da Promotoria em estar próxima às Fundações de Apoio, abrindo espaço para a exposição de dúvidas das instituições e favorecendo a troca de experiências para que possamos aprimorar cada vez mais nossa forma de conduzir os processos de gestão .” – afirma o Diretor da Finatec.