Consultorias do Compliance propõem Ouvidoria para a Finatec
O processo de Compliance e Governança continua a todo vapor na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos. Desde a implantação do programa em 2018, a fundação já mapeou, identificou e está implementando as sugestões para o aprimoramento e padronização dos processos internos.
Uma das sugestões propostas pelas consultorias, Hage&Navarro, Maduro Company e Valério Pedroso é a implantação de uma Ouvidoria Institucional. Esse canal de comunicação presta o atendimento de última instância às demandas dos usuários dos serviços da fundação que não tiveram os seus casos solucionados no atendimento primário.
No contexto da gestão proativa, o Superintendente Gustavo Condeixa, destaca essa ação de forma bastante positiva. “Nossa ouvidoria reportará diretamente à alta administração da fundação. Conflitos, elogios e sugestões que não foram absorvidos em primeira instância precisam ser resolvidos rapidamente sob pena descrédito do canal” – revela o gestor.
Nesse sentido, a ouvidoria estará alinhada com as práticas organizacionais do Compliance. O ouvidor conhecerá as normas da Finatec, assim como sua legislação, promovendo a ética e a idoneidade na gestão dos assuntos tratados.
Com essa iniciativa a Finatec reforça seu compromisso com a legalidade detectando e tratando qualquer inconformidade de processo que possa ocorrer. De acordo com a Diretoria Executiva, o canal será inaugurado até maio deste ano.