Notícias

  • Notícias
  • /
  • Cocreation Lab: pré-incubadora chega para aquecer o...

Cocreation Lab: pré-incubadora chega para aquecer o mercado de startups no DF

Orientação e mentoria são dois pilares para ajudar futuras startups a desenvolver e colocar todas as suas ideias no papel.  O novo projeto da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com apoio da Universidade de Brasília e do Instituto Federal de Brasília, o Cocreation Lab é uma pré-incubadora que ajuda empreendedores a transformarem suas ideias em realidade.

Idealizado pelo professor de design Luiz Salomão Ribas Gomez, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Cocreation Lab rapidamente ganhou adeptos no Sul graças ao modelo inovador e à metodologia híbrida utilizada. Em 2020 mais de 370 projetos foram pré-incubados em formato híbrido só em Santa Catarina. Com a eficiência da metodologia, outras cidades e estados como São Paulo (capital), Minas Gerais, Espírito Santo e até o Distrito Federal mostraram interesse em adotar a metodologia única do Cocreation Lab.

 

Prof. Luiz Salomão Ribas Gomez – idealizador do Cocreation Lab.

 

Por meio de editais, qualquer pessoa pode inscrever sua ideia, se selecionada, participa gratuitamente de mentorias com profissionais do mercado, palestras e seminários. Há ainda a possibilidade de networking com outros cocreators, tudo ao longo de cinco meses.

A gerente de Projetos da Finatec, Luiza Lavocat comemora a chegada do Cocreation Lab no DF “Muito bacana o projeto que estamos iniciando junto com a FAPDF com o apoio da Unb e do IFB! União de esforços para promover o ambiente de inovação do DF. Governo, academia e iniciativa privada. Bom exemplo de aplicação da tríplice hélice prevista pelo marco legal.” comenta Lavocat. 

Na primeira etapa do projeto, prevista para o início de 2021, professores das instituições de ensino superior e a comunidade empreendedora irão receber informações e treinamento sobre o programa. Só depois disso que inicia a inscrição e seleção dos projetos. Todas as mentorias e trabalhos utilizam a metodologia TXM, um modelo híbrido que une encontros presenciais e plataforma digital.

Os dois pólos de Cocreation Lab da UnB ficarão localizados no PCTEC/UNB, no campus Darcy Ribeiro e o outro no FGA (UnB Gama). Os outros dois pólos do DF ficarão nos campi do IFB em Samambaia e São Sebastião. A expectativa é que esses espaços mobilizem as pessoas do DF e entorno, aproximando-os do ecossistema de inovação da região e impulsionando seu potencial em inovação e economia criativa.

 

Distribuição dos pólos no Distrito Federal (Divulgação: All Press Comunicação)

Atualmente no Cocreators Lab existem projetos de diversas áreas e possui mais de 200 mentores, dentre eles os que formam o time principal e os especializados no campo de atuação da ideia pré-incubada, sendo professores, empresários, donos de startups ou profissionais consolidados no mercado. Cada projeto recebe um mentor individual de acordo com o campo de atuação e necessidade para o desenvolvimento da ideia.

 

Entenda como funciona a pré-incubadora:

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support