Notícias

  • Notícias
  • /
  • Boa gestão de recursos libera cientistas para...

Boa gestão de recursos libera cientistas para fazer ciência

O tema foi abordado no evento Strategic Workshop de Gestão de Projetos de Pesquisa, na USP

Ocorreu mais uma edição do Strategic Workshop, série de eventos que reúnem pesquisadores da USP em torno de diversos temas transdisciplinares com o objetivo de mapear expertises e promover novos arranjos de pesquisas entre os próprios pesquisadores da Universidade. Em sua 24ª edição, desta vez o workshop contou com o tema “Gestão de Projetos de Pesquisa”.

O evento contou com a participação de profissionais de tecnologia da informação, pesquisadores, professores, funcionários de áreas administrativas e dirigentes da USP e de outras Universidades. O diretor-presidente da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), Edson Paulo, qualificou o evento como “uma porta de extrema importância para a compreensão do trabalho do gestor em projetos de pesquisa”.

A discussão foi sobre a necessidade de uma estratégia para o aprimoramento da administração dos recursos de pesquisa e da gestão de pessoas, assim como a necessidade de uma otimização das despesas, tendo em vista o contexto de crise econômica que acaba por refletir no contingenciamento de verbas destinadas à produção científica.

Os participantes se dividiram em grupos e propuseram soluções para problemas reais. “Foi interessante ver cabeças pensantes debatendo assuntos que acontecem no dia a dia do pesquisador. Foram tratadas problemáticas reais em gerenciamento contábil e contratual”, contou Edson.

Responsabilidade equilibrada

Outro destaque importante apresentado no evento foi a responsabilidade de uma boa gestão dos recursos de pesquisa. A FINATEC já realiza a gestão administrativa e financeira de forma clara, eficiente e transparente para pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB). O papel da Fundação é garantir ao pesquisador, empresas ou agências financiadoras o suporte necessário para o êxito da pesquisa.

Desta forma, o cientista estará livre de preocupações e ocupações burocráticas, podendo concentrar toda sua energia no trunfo da ciência. “É importante lembrar sempre que tanto o gestor quanto o cientista exercem importantes funções para que a pesquisa tenha total êxito. Uma gestão mal feita pode destruir o futuro financeiro de um cientista, por exemplo. Por isso garantimos que esta é uma preocupação que ele não precisa ter”, concluiu o diretor-presidente.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support