Notícias

  • Notícias
  • /
  • 3º dia do 2º Confies – Lançamento...

3º dia do 2º Confies – Lançamento de Livro, Endowment, ANP e Premiações

O terceiro dia do evento começou movimentado com a presença do Diretor do Departamento de Estruturas de Custeio e Financiamento de Projetos do MCTIC, Marcelo Gomes Meirelles, que estava presente na primeira mesa do dia para discutir sobre fundos patrimoniais e as Fundações de Apoio.

Para o Diretor a nova lei abre muitas possibilidades às Fundações de Apoio. “Agora existe uma portaria que dá alguns requisitos. Então as fundações de apoio precisam manter uma estrutura de governança, tratar as questões de taxa de administração e destino de recursos, por exemplo. Quando isso é feito a fundação apresenta ao MCTIC a sua proposta de qualificação, nós analisamos e assinamos um termo de validade institucional” – revela o representante do MCTIC.

Ainda no período da manhã, foi realizado o pré-lançamento do livro “Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. O procurador Leopoldo Gomes Muraro esteve pessoalmente na sede da Finatec para fazer o pré-lançamento da obra no qual é um dos autores.

A oficina sobre as mudanças no RT3/ANP abriu as discussões do período da tarde. O momento contou com a participação do José Carlos Tigre da Agência Nacional de Petróleo e José Biruel da Petrobrás. Regina Lucia, representante da Fundação Casemiro Montenegro Filho, achou os temas discutidos nessa ocasião, muito relevantes. “Eu gostei muito da palestra de hoje que a gente ouviu da Petrobras e ANP, a gente acha muito importante conversar com a Petrobrás, que está tentando mudar um pouco a visão. As fundações trabalham muito nos projetos deles e até agora não conseguimos mudar o nosso percentual de DOA, apesar desse novo regulamento da ANP. Vamos esperar que isso seja mais uma luta que o Confies abrace para nos ajudar.” – revela Regina Lúcia.

Outra mesa importante foi a que discutiu sobre as pequenas Fundações de Apoio. A mesa contou com a participação de representantes dos colégios dos contadores e procuradores do CONFIES. Um enfoque muito interessante e importante, que revela a preocupação do CONFIES em contemplar as necessidades das fundações de apoio, sejam elas de qualquer porte ou tamanho.

 

Premiações TV Confies e Boas Práticas

Logo após o almoço os congressistas se reuniram no auditório para o momento da entrega das premiações. Em sua segunda edição, o prêmio TV CONFIES era bastante esperado. A Fiotec venceu pela segunda vez e levou o terceiro lugar do prêmio em 2019.

Confira os vencedores e a assista aos vídeos:

Júri popular por votação

Vídeo: Semana do Bebê Quilombola

Fundação Josué Montello

Estado: Maranhão

Link: acesse aqui!

 

Prêmio de 1º lugar

Vídeo: Compras rápidas 2 em 1

Fundação COPPETEC

Estado: Rio de Janeiro

Link: acesse aqui!

 

Prêmio de 2º lugar

Vídeo: Inovação da Gestão

FUNCATE

Estado: São Paulo

Link: acesse aqui!

 

Prêmio de 3º lugar

Vídeo: Inovação na Gestão de Projetos

Fiotec – Fiocruz

Estado: Rio de Janeiro

Link: acesse aqui!

 

I Prêmio Boas Práticas de Gestão

Em sua primeira edição o Prêmio Boas Práticas de Gestão acumulou 12 inscrições com estratégias que podem ser implementadas em todas as fundações de apoio.

Confira os ganhadores:

1º lugar

Estratégia: Implantação de Planejamento Estratégico Participativo

Fiotec

Estado: Rio de Janeiro

 

2º lugar

Estratégia: Portal de compras

FAURGS

Estado: Rio Grande do Sul

 

3º lugar

Estratégia: Sistemas de Custos: Ferramentas para a Apuração das Despesas Operacionais e Administrativas

FAPEU

Estado: Santa Catarina

 

Quer ter acesso às fotos do primeiro dia do evento. Acesse o link!

Acesse aqui!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support