UnB promove até sexta-feira, dia 27, o maior encontro de contabilidade e finanças do Centro Oeste
A 10ª edição do Accounting and Governance Conference é realizada nas instalações da Finatec
O Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (DCCA/UnB) promove o maior encontro de contabilidade e finanças do Centro Oeste do País com a participação de convidados especiais, palestrantes nacionais e internacionais, comunidade acadêmica e profissionais do setor público e privado. A 10ª edição do Accounting and Governance Conference teve início nesta quarta-feira, dia 25, e prossegue até esta sexta-feira, dia 27, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Campus Darcy Ribeiro da UnB.
Além de apresentação dos trabalhos científicos na área de governança e contabilidade, também estão sendo realizadas palestras, workshops, painéis temáticos e debates sobre as últimas pesquisas em contabilidade e finanças. O Congresso conta com aporte financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), e apoio do Banco do Brasil (BB), da Caixa Econômica Federal (CEF); do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Conselho Regional de Contabilidade do DF (CRC/DF), do Sebrae/DF, Atlas e Gen.
O professor César Augusto Tibúrcio, diretor e coordenador do Congresso, destaca que o evento surgiu, inicialmente, do programa de pós-graduação de contabilidade, mas com o passar dos tempos cresceu e veio para as instalações da Finatec ainda em sua 2ª edição. Conforme o professor, a Fundação tem papel fundamental na realização do evento.
“Este ano a Finatec ajudou na organização, com a seção do espaço, contratação de prestação de serviços, aquisição de material, equipamento e toda infraestrutura”, pontua. O professor adianta que entre as novidades do Congresso está a participação de cinco palestrantes internacionais, sendo um da Dinamarca, outro da Itália, dois dos Estados Unidos e um da Polônia, que vão abordar temas interessantes para o setor.
O professor Sérgio Ricardo Miranda Nazaré, diretor do Departamento de CCA/UnB lembra que durante os dez anos de realização do Congresso (realizado uma vez por ano) foram enfrentados inúmeros desafios, mas segundo ele, com a determinação de todos que compõem o DCCA, o evento se transformou em referência nacional e internacional. “O Congresso que celebramos hoje é resultado de anos de esforços dos nossos professores e alunos que dedicaram seu tempo e superaram obstáculos”, observa.
Sérgio Nazaré ressalta que o Congresso é uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento, não só para os alunos de graduação da UnB, mas para profissionais e pesquisadores que veem nele um espaço de aprendizado e inovação. “Chegar ao décimo ano de nosso encontro é uma prova do esforço coletivo”, diz ao emendar que cada passo dado foi uma contribuição para que o Congresso se consolidasse como espaço de debate e inovação nas áreas de contabilidade, finanças e governança.
Além do diretor do DCCA/UnB, Sérgio Nazaré, e do diretor do 10º Congresso, professor César Augusto Tibúrcio, compuseram a mesa da solenidade de abertura do evento, a decana de pesquisa e inovação, professora Maria Vieira Machado Teles, representando a reitora da UnB, Márcia Abraão Moura; o representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Donizeti Valentina.
Também prestigiaram a solenidades o representante do Conselho Regional de Contabilidade do DF (CRC/DF), Darlan de Lima Barbosa; o diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da UnB, professor José Márcio Carvalho; representante do Sebrae/DF. Hélia dos Santos Castro; do Banco do Brasil, Eduardo César Paza e da Caixa Econômica Federal (CEF), Juliana Gringol Fonsechi.