Notícias

  • Notícias
  • /
  • UnB – Campus Planaltina desenvolve projeto de...

UnB – Campus Planaltina desenvolve projeto de autonomia financeira para mulheres trabalhadoras rurais

Além de fortalecer as organizações produtivas, mulheres da Marcha das Margaridas conquistam oportunidades de negócios

O Projeto Organização Produtiva e Autonomia Econômica das Mulheres Rurais: Um Diálogo com as Margaridas desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB) – Faculdade Planaltina, com apoio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) contribui para promoção econômica das mulheres inseridas no contexto da Marcha das Margaridas – Movimento que reúne trabalhadoras rurais de todo território nacional.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Eliene Novaes Rocha, da UnB/FUP, o trabalho tem entre outras prioridades sensibilizar e orientar as participantes sobre o papel das políticas públicas para a inclusão produtiva, o aproveitamento de oportunidades de negócios e o fortalecimento das organizações produtivas e econômicas das mulheres do campo, das águas e das florestas.

A coordenadora explica que entre as ações desenvolvidas destacam-se o planejamento logístico e operacional para exposição dos produtos trazidos peças mulheres do Brasil inteiro; Execução da mostra das margaridas durante a 7ª Marcha das Margaridas realizada em Brasília durante os dias 15 e 16 de agosto do ano passado; Oficina sobre políticas públicas para a estruturação produtiva (fomento, crédito e assistência técnica) e a Oficina de troca de experiência com mulheres da Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF) e do Brasil.

Nas oficinas que ocorreram durante o projeto, as mulheres discutiram sobre agroecologia, quintais produtivos e economia criativa proporcionando um novo olhar para os seus quintais e também refletiram sobre feiras em suas comunidades. Além disso, as margaridas conseguiram dialogar com o governo o qual publicou um edital para fomento de quintais produtivos.

O MDA fez o termo de execução descentralizada com a UnB no valor de R$ 470.000,00 (quatrocentos e setenta mil) para viabilizar ações de extensão com As Margaridas proporcionando uma formação na perspectiva emancipatória e interdisciplinar juntando teoria e pratica. A Fundação de Empreendimentos Técnicos (Finatec), foi responsável pelo gerenciamento dos recursos durante a execução do projeto.

A coordenadora ressalta o importante trabalho da UnB, pois segundo ela, a Instituição de ensino tem como missão ser uma Universidade inovadora e inclusiva, comprometida com as finalidades essenciais de ensino, pesquisa e extensão, integradas para a formação de cidadãs e cidadãos éticos e qualificados para o exercício profissional e empenhados na busca de soluções democráticas para questões nacionais e internacionais, por meio de atuação de excelência. E completa: “A Faculdade UnB Planaltina tem a formação em perspectiva emancipatória, a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, o diálogo com a sociedade, o incentivo ao trabalho coletivo e a sustentabilidade, que dialoga com as Margaridas”.

Marcha das Margaridas           

O termo As Margaridas refere-se as mulheres que pertencem aos mais diversos territórios do campo, floresta e água. “São locais que abrigam as riquezas dos diferentes biomas e de onde se constrói a resistências contra qualquer projeto político de desenvolvimento que explore e esgote os bens naturais, os trabalhos da agricultura familiar, vidas e corpos de todas as mulheres” descreve Eliene ao emendar: “Coletivamente as margaridas se organizam e vão para as ruas em marcha para reivindicar e lutar pelo direito à terra, pela reforma agrária, por educação, por igualdade e por direitos trabalhistas e vida digna para trabalhadoras e trabalhadores rurais”.

A Marcha das Margaridas reafirma a agroecologia como movimento político em defesa do desenvolvimento sustentável, de resistência contra a ocupação dos territórios pelo agronegócio, pelas mineradoras e grandes projetos, de denúncia da destruição e dos males desse modelo social capitalista, patriarcal, racista e ambientalmente criminoso. “Sob a ótica das mulheres do campo, da floresta e das águas, a agroecologia, para além de uma prática, é um modo de viver e exercitar de forma sustentável a agricultura, a diversidade e a soberania das culturas, onde a agricultura familiar tem um papel fundamental”, conclui Eliene.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support