Transformação digital: vem aí o Hub da Indústria no DF
Publicada em 19 de setembro de 2022
Os pequenos e médios negócios do Distrito Federal que ainda não fazem uso de tecnologia nas suas operações vão se beneficiar com o Hub da Indústria, projeto que visa promover a tecnologia na cadeia produtiva e enfrentar o baixo desenvolvimento digital. Com o espaço físico localizado na Biotic, o Hub também vai contar com um espaço virtual para executar ações de diagnósticos, desafios, capacitações, apresentações de soluções e de interação entre os participantes.
A ideia é criar interação e conexão dos atores do ecossistema de inovação, que seja capaz de identificar os problemas reais das indústrias para aceleração da sua transformação digital, bem como de identificar e conectar soluções e ferramentas digitais que possam mitigar ou eliminar tais problemas, promovendo, portanto, um matchmaking entre demandantes e ofertantes de soluções digitais. A expectativa do Hub da Indústria do DF é atender para além das 60 empresas iniciais.
O projeto é uma iniciativa da Federação das Indústrias do DF (Fibra), da Biotic S.A. — empresa gestora do parque tecnológico de Brasília —, do Sebrae no DF, da Finatec e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília.
As empresas selecionadas vão trabalhar em três eixos: busca pelo aumento de receita, de visibilidade e de vantagem competitiva dos negócios. Elas deverão apresentar indicadores e metas, a evolução da maturidade digital e a produtividade do trabalho do público beneficiado pelo projeto.
ABDI em busca da transformação digital
A Associação Brasileira de de Desenvolvimento Industrial (ABDI) trabalha para formular e executar ações para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Com isso, o edital nº 2 de 2021: Seleção de Projetos de Apoio à Transformação Digital de Micro, Pequenas e Médias Empresas foi aberto em outubro de 2021 e elegeu, em agosto deste ano, as dez melhores iniciativas das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do País. A iniciativa do DF ocupou a sétima posição da disputa e vai receber o aporte financeiro de acordo com a sua colocação.
A previsão é que as atividades comecem ainda este ano e sigam até julho de 2023, com foco nas áreas de vestuário, de alimentos e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto, que são os setores os mais afetados por déficits de digitalização, conforme levantamento realizado pela rede de entidades do Hub em parceria com os sindicatos filiados à Fibra. As atividades serão divididas em três momentos:
- Diagnóstico e Capacitação: definição das demandas das empresas e nivelamento do conhecimento dos participantes no uso estratégico de tecnologias digitais aplicadas aos negócios.
- Solução e Transformação: curadoria, aconselhamento e disponibilização ou direcionamento dos participantes de ferramentas digitais aplicáveis à solução de seus maiores desafios.
- Conexão e Interação: integração e incentivo à inovação aberta em transformação digital, por meio de ações entre empresários, startups, governo, academia e outros agentes que compõem o ecossistema de inovação.
Como participar?
Indústrias interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Assessoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra pelo telefone (61) 3362-6017, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, ou pelo e-mail diretoria.inovacaotecnologica@sistemafibra.org.br.
Na foto: representantes das entidades responsáveis pelo HUB da Indústria do Distrito Federal
Fonte: Federação das Indústrias do DF (Fibra)