Notícias

  • Notícias
  • /
  • Transformação digital: vem aí o Hub da...

Transformação digital: vem aí o Hub da Indústria no DF

Os pequenos e médios negócios do Distrito Federal  que ainda não fazem uso de tecnologia nas suas operações vão se beneficiar com o Hub da Indústria, projeto que visa  promover a tecnologia na cadeia produtiva e enfrentar o baixo desenvolvimento digital. Com o espaço físico localizado na Biotic, o Hub também vai contar com um espaço virtual para executar ações de diagnósticos, desafios, capacitações, apresentações de soluções e de interação entre os participantes.

A ideia é criar interação e conexão dos atores do ecossistema de inovação, que seja capaz de identificar os problemas reais das indústrias para aceleração da sua transformação digital, bem como de identificar e conectar soluções e ferramentas digitais que possam mitigar ou eliminar tais problemas, promovendo, portanto, um matchmaking entre demandantes e ofertantes de soluções digitais. A expectativa do Hub da Indústria do DF é atender  para além das 60 empresas iniciais. 

O projeto é  uma iniciativa da Federação das Indústrias do DF (Fibra), da Biotic S.A. — empresa gestora do parque tecnológico de Brasília —, do Sebrae no DF, da Finatec e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília.

As empresas selecionadas vão trabalhar em três eixos:  busca pelo aumento de receita, de visibilidade e de vantagem competitiva dos negócios. Elas deverão apresentar indicadores e metas, a evolução da maturidade digital e a produtividade do trabalho do público beneficiado pelo projeto.

ABDI em busca da transformação digital

A Associação Brasileira de de Desenvolvimento Industrial (ABDI)  trabalha para formular e executar ações para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Com isso, o edital nº 2 de 2021:  Seleção de Projetos de Apoio à Transformação Digital de Micro, Pequenas e Médias Empresas foi aberto em outubro de 2021 e elegeu, em agosto deste ano, as dez melhores iniciativas das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do País.  A iniciativa do DF ocupou a sétima posição da disputa e vai receber o aporte financeiro de acordo com a sua colocação. 

A previsão é que as atividades comecem ainda este ano e sigam até julho de 2023, com foco nas áreas de vestuário, de alimentos e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto, que são os setores os mais afetados por déficits de digitalização, conforme levantamento realizado pela rede de entidades do Hub em parceria com os sindicatos filiados à Fibra. As atividades serão divididas em três momentos:

  •  Diagnóstico e Capacitação: definição das demandas das empresas e nivelamento do conhecimento dos participantes no uso estratégico de tecnologias digitais aplicadas aos negócios. 
  • Solução e Transformação: curadoria, aconselhamento e disponibilização ou direcionamento dos participantes de ferramentas digitais aplicáveis à solução de seus maiores desafios.
  •  Conexão e Interação: integração e incentivo à inovação aberta em transformação digital, por meio de ações entre empresários, startups, governo, academia e outros agentes que compõem o ecossistema de inovação.

Como participar?

Indústrias interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Assessoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra pelo telefone (61) 3362-6017, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, ou pelo e-mail diretoria.inovacaotecnologica@sistemafibra.org.br.

Na foto: representantes das entidades responsáveis pelo HUB da Indústria do Distrito Federal

Fonte: Federação das Indústrias do DF (Fibra)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support