Terceira rodada do Cocreation Lab DF se encerra com premiação e festa. Conheça os vencedores!
“Talvez faltasse o gatilho do empreendedorismo à população do DF, mas nós estamos trazendo esse gatilho”
Brasília está se fortalecendo como capital empreendedora, desde a sua chegada em 2021, o Cocreation Lab tem contribuído nessa construção. Já são mais de 129 projetos de empreendedorismo estruturados pela pré-incubadora, em 15 turmas nas 3 rodadas realizadas nos polos do Distrito Federal, com uma média de concluintes surpreendente.
A última turma, realizada no segundo semestre de 2022 apresentou projetos de inovação em diversas áreas: tecnologia, vestuário, cosméticos, gastronomia, audiovisual, saúde, educação, arquitetura e artesanato. O trabalho foi concluído com o Pitch dos Pitches, que aconteceu no Sebrae Lab e reuniu os ganhadores de cada polo.
Depois de 9 turmas nas primeiras rodadas, o professor Luiz Salomão, idealizador do Cocreation Lab, comenta a mudança de percepção dos alunos na última rodada: “A primeira e a segunda turma ainda precisavam conhecer o que era o Cocreation Lab e fizeram isso muito bem. A terceira turma parecia estar mais por dentro e subiu a régua! 70% dos projetos concluíram o processo. Isso é muito bom, uma média muito alta. Globalmente num processo de ideação como esse o resultado é de 8 a 10%.”
Foi notável uma mudança de percepção dos participantes, a última turma trouxe o sentimento de que o projeto é mais do que formar empreendedores, mas mudar a vida dessas pessoas. Desde a senhora que faz doces para vender até o pesquisador que desenvolve produtos de altíssima tecnologia nos laboratórios da universidade.
A entrada do Sebrae
O Cocreation Lab veio para Brasília em 2021 com a proposta de ter duas turmas, cada uma com 4 polos, sempre apoiadas pela Finatec e com o recurso da FAPDF que iria fortalecer o empreendedorismo não só na Academia, mas na sociedade em geral.
Inicialmente a estratégia era que os polos Ipê Rosa, Amarelo, Branco e Ipê Roxo rodassem as ações que envolvessem o processo de pré incubação dos projetos, “A Finatec, Unb e IFB foram muito parceiros para fazer tudo acontecer”, comenta professor Salomão.
“No semestre seguinte fechamos a parceria com o Sebrae para o polo Ipê Verde, descobrimos até uma nova cor de ipê. Essa parceria foi tão importante, que o projeto se encerraria ao final de 2021, mas com o aporte financeiro do Sebrae e uma revisão de custos conseguimos montar as turmas de 2022, para a terceira rodada neste ano, mas já estamos sonhando com a quarta e a quinta em 2023.” vibra Salomão.
Cocreators premiados
No evento foram apresentados 10 Pitches, os 2 melhores de cada polo. Os projetos que ficaram no pódio são: Explanada dos Mistérios, Estúdio Modesto e TSC Gestão Rural, nessa ordem respectivamente. Apresentado por amigos, mídias tradicionais ou nos corredores dos polos, os ganhadores explicam como chegaram até o Cocreation Lab:
“Conheci o Cocreation por uma indicação de uma amiga que estudou comigo na UnB. No começo, a gente não sabia muito o que pensar. Ficamos com medo de não passar pela entrevista logo no começo, ainda mais que o resultado do nosso polo (ipê verde) saiu um dia depois. Foi puro nervosismo, mas valeu muito a pena. O Cocreation agregou muito mais do que podíamos imaginar ao projeto, justamente por oferecer um caminho pra quem tem vontade de fazer a diferença. Sem o Cocreation, com certeza a gente demoraria muito mais tempo e erraria muito mais pra chegar onde chegamos.” explica Matheus Assis, da Explanada dos Mistérios, primeira colocada no Pitch dos Pitches.
Claudio Modesto, representante do segundo colocado na disputa, o Estúdio Modesto, chegou ao projeto pelos meios tradicionais de comunicação: “Eu conheci o Cocreation Lab pela televisão, num anúncio de jornal e o programa agregou muito mais do que eu poderia imaginar ao meu projeto. A gente saiu de uma completa dispersão, indo de acordo com a onda e o programa nos deu uma bússola, um direcionamento, além da plataforma que nos ajudou a estruturar o negócio, a questão empresarial e nos ajudar o nosso ponto de inovação, a diferença do Modesto Estúdio para os demais estúdios de Brasília.”
“Conhecemos o Cocreation através da Professora Paula, lá do Ipê Rosa e foi muito importante para absorver muito conteúdo de qualidade.” comenta Watson Chaves, da TSC Gestão Rural, terceiro colocado na disputa.
Entre as etapas da pré-incubação, os selecionados vão desenhando o corpo de seus empreendimentos. A Explanada dos Mistérios, trabalhou desde o interior de suas células. “Em uma das etapas do Cocreation aprendemos sobre o DNA da empresa. E o DNA que escolhemos para a Explanada foi o “independente”. Esse nome vem dos artistas independentes que têm tantos desafios e, mesmo assim, entregam seu trabalho com muito amor, fazendo o melhor com o que têm. Isso desencadeou histórias engraçadas, como um erro meu na abertura da empresa que mudou nosso nome para “Inova Simples”, mas, também proporcionou momentos inspiradores, como os dias e noites em que eu passei trabalhando com meus amigos de infância e que, hoje, são meus sócios. De maneira geral, o Cocreation foi um desafio gigante e só pôde ser vencido porque muitas pessoas estão envolvidas na Explanada.”, explica Matheus Assis.
Para a construção do Estúdio Modesto, a comunidade foi fundamental, afinal faz parte de suas atividades criar conexões. “Uma das reuniões de cocriação no Sebrae Lab nós tivemos uma palestra sobre inovação com o professor Manfrin, depois disso teve um lanche, momento de descontração onde os meninos da Explanada dos Mistérios puxaram o violão e começaram a interagir. Nesse momento me dei conta que eu estava num lugar especial. Muito mais que um grupo que estava participando do mesmo processo, eu soube que estava construindo amizades duradouras, honestas com pessoas que estão olhando para o mesmo lugar: inovação, cocriação e levando o empreendedorismo de maneira leve. Isso foi me deixando bem seguro de que estava no lugar certo.” afirma, Claudio Modesto.
Os meses de dedicação valeram a pena! Os três projetos foram premiados com 15, 10 e 5 mil reais pela TXM, empresa que gerencia a metodologia do Cocreation Lab em todo o país. Rodeado da equipe que fez tudo acontecer, Matheus Assis comemora o primeiro lugar: “Foi uma sensação única, como se tivesse dentro de um filme. Durante um tempo, eu achei que fosse impossível passar por coisas assim, mas a gente trabalhou muito pra conseguir e a sensação é de trabalho recompensado. Quanto à premiação, vai ser fundamental pro nosso projeto e para os próximos passos. Basicamente, até o momento a Explanada era um sonho do coração e que já investimos muito tempo e dinheiro. Esse é um recurso que vai possibilitar a continuidade do trabalho com mais tranquilidade e organização, além disso, vai ser essencial pro nosso plano de negócio que já faz tanto com pouco.”
Para a TSC Gestão Rural, os desafios da plataforma também ajudaram a consolidar o negócio “A primeira etapa do preenchimento da plataforma, por ser muita coisa nova, precisei de um tempo para digerir o conhecimento e no final do prazo organizei minha agenda para cumprir todas as atividades.” explica, Watson Chaves.
Para Claudio Modesto foi pura emoção, logo após a premiação ele correu para abraçar sua família. “A sensação de terminar essa corrida no pódio é fantástica! O dinheiro vai pro fundo do Estúdio, vamos utilizar ele com cautela. Vamos investir para sempre que necessário conseguir acessá-lo para aperfeiçoar as nossas atividades. Estou muito feliz com a nossa colocação, o pessoal da Explanada mereceu muito, além de ter o prazer de trabalhar com o pessoal da TXM na transmissão das lives, além de colaborar com o evento fomos premiados. Isso foi muito significativo.”
A jornada pode ser difícil, mas o pódio recompensa: “O caminho do empreendedor é muito desgastante e solitário, a sensação do pódio é um enorme motivador e incentivo para superar todos os nãos e desafios da jornada. Agora temos um case a apresentar no mercado, o que facilita nosso acesso, favorecendo na conversão dos leads. Com certeza indico o programa para outras pessoas, é um processo de grande aprendizado, precisa ter humildade e paciência para aprender e conseguir gerar resultados.” explica Watson Chaves, comemorando o terceiro lugar.
Cocreation Lab DF em números
Em dois anos de projeto, ao todo são 3 editais abertos, 3 rodadas, 15 turmas, 115 projetos, 270 cocreators, 210 mentores, 517 eventos (workshops, webinars, oficinas, feiras de negócios e inovação, pitches e outros), 7.420 horas (nas 3 rodadas do Cocreation Lab DF) e 1.840 horas (nas 3 rodadas do Cocreation Lab DF).
“Nós entramos num edital chamado “Edital de animação do ecossistema” e nós estamos animando. “Talvez faltasse o gatilho do empreendedorismo à população do DF, mas nós estamos trazendo esse gatilho. Os projetos apresentados aqui são espetaculares e já estão virando empresas e crescendo.” vibra Salomão.
O Cocreation Lab DF já colocou 129 novos negócios no mercado. Pode parecer pequeno no começo, mas já está crescendo. “Negócios que não vão fechar amanhã, eles estão estruturados. Escutamos falar “Olha os resultados do CC LAB DF!”, a boca do funil estamos fazendo bem feito! A ideia agora é ampliar e passar a trabalhar isso com a educação, trazer alunos do ensino médio. A gente não quer fazer 10 turmas ano que vem, queremos 20, 30 pra animar mesmo o ecossistema e enchendo a boca do funil.” almeja o professor Luis Salomão.
Uma vez Cocreator, sempre Cocreator
Quem participa, quer voltar! Claudio Modesto deixa o recado: “Eu indicaria o Cocreation Lab para todo mundo sem pensar duas vezes, sem hesitar um segundo! Porque é algo que realmente vale muito a pena. Não só pelo aprendizado, pela plataforma, capacitações, mentorias, mas especialmente pela comunidade de pessoas que passam por lá. Dá pra ver que todo mundo que trabalha no programa leva com muita seriedade e carinho. Fico muito feliz de ver que tem gente que quer entrar no mundo de inovação e empreendedorismo em Brasília e indicaria o Cocreation. Eu quero voltar como mentor!”
“Eu vejo que, para mim, para os meus amigos e para os amigos cocreators que fiz nessa jornada, o Cocreation Lab DF é uma experiência transformadora. Eu indico pra qualquer pessoa que tenha uma ideia. Esse é o lugar que vai te dar as ferramentas pra você começar bem na jornada empreendedora.” avisa Matheus Assis.