Seminário debate papel do hidrogênio como vetor energético de baixa emissão de carbono.
Publicada em 3 de setembro de 2025
O evento será realizado na CLDF e na Finatec e participam pesquisadores, gestores públicos, setor produtivo e sociedade civil.
A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (Finatec/UnB) em parceria com a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promove de 08 a 10 de setembro o Seminário H2TECH – Avanços Tecnológicos e perspectivas Científicas no Uso do Hidrogênio. O evento vai debater o papel do hidrogênio como vetor energético de baixa emissão de carbono. Participam do encontro pesquisadores, gestores públicos, representantes do setor produtivo e sociedade civil.
A solenidade de abertura e a promoção de painéis acontecem no dia 08 na CLDF e os dois últimos dias do encontro, 09 e 10, vão ser realizados na sede da Finatec, com apresentação de resultados de pesquisas de professores de diversas universidades, debates e mostra de pôsteres. Conforme a coordenadora do evento, professora Luana Cristina Wouk, debater tecnologias de geração, armazenamento e uso do hidrogênio, além de estimular as colaborações científicas e tecnológicas e apoiar a formulação de políticas públicas de transição energética, são os principais focos do encontro.
O Seminário também tem como objetivo valorizar a participação feminina na ciência do Laboratório de Estudos de Hidrogênio da UnB (Lotus-Hidrogênio). “A realização deste seminário mostra que Brasília está pronta para ocupar um lugar central na pesquisa energética do País, unindo instituições e valorizando os pesquisadores que trabalham por soluções concretas para nossa matriz energética”, destaca a professora. A professora também ressalta o apoio fundamental da Finatec e da FAP-DF para a realização do evento