Notícias

  • Notícias
  • /
  • Seminário debate futuro do hidrogênio verde e...

Seminário debate futuro do hidrogênio verde e a transição energética no Brasil

Publicada em 8 de setembro de 2025

Evento continua nesta terça e quarta, 09 e 10, com ampla programação na sede da Finatec/UnB

“O Brasil tem recursos naturais abundantes e um capital humano invejável para nos tornarmos uma potência na produção e exportação do chamado hidrogênio verde oriundo de fontes renováveis”, afirmou o presidente da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (Finatec/UnB), professor Daniel Monteiro Rosa, na abertura do Seminário H2TECH – Avanços Tecnológicos e perspectivas Científicas no Uso do Hidrogênio realizado nesta segunda-feira, dia 08, na CLDF.

O encontro prossegue nesta terça e quarta, 09 e 10, na Finatec, com uma vasta programação: Pesquisas de vanguarda de diversas universidades, visitas em laboratórios e ainda com a premiação dos melhores pôsteres. Segundo o dirigente da Finatec, essa sinergia entre UnB, governo e empresas mostra todo potencial de hidrogênio que tem o Distrito Federal e coloca o Brasil como protagonista global nessa nova era energética.

Prof. Daniel Rosa, diretor-presidente da Finatec

Para o professor, o evento é uma grande oportunidade de todos para aprofundar os conhecimentos sobre os múltiplos aspectos que envolvem a cadeia do hidrogênio. “A Finatec tem um papel ativo e fundamental nessa jornada, colocando à disposição da comunidade científica e do setor produtivo toda estrutura e expertise para transformar descobertas em inovações e impulsionar a transferência de conhecimentos”, pontua.

Agricultura familiar

O representante da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Gilmar Marques, destacou a importância do hidrogênio verde na produção da agricultura familiar no Distrito Federal.  “Por meio do hidrogênio verde podemos produzir a amônia verde, insumo que melhora a produtividade de alimentos e que deve beneficiar comunidades como São Sebastião, Planaltina, Morro da Cruz, aonde temos uma produção significativa da agricultura familiar “, lembra ao destacar ainda a geração de emprego, renda e novas tecnologias.

Gilmar Marques, representante da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF)

Marques ressaltou a importância da legislação (fruto do projeto de lei do deputado distrital Rogério Morro da Cruz – PRD) como respaldo as novas tecnologias. “Isso ajuda as instituições públicas, os pesquisadores. Pode ser que a legislação tenha críticas, ótimo, vamos melhorar, mas é um ponto de partida muito importante”, disse ao reforçar que a FAP-DF entrou como executora do projeto da emenda parlamentar que saiu do gabinete do deputado.

O professor Valdir Adilson Steinke, pesquisador da UnB, que integrou a mesa de abertura dos trabalhos, ressaltou que a iniciativa do seminário é bastante positiva diante do cenário global que se tem vivido em relação ao clima. “O hidrogênio verde tem um papel importante no processo de descarbonização e também para garantir segurança energética para o futuro”, lembrou ao reforçar o compromisso da UnB em contribuir para essa transição energética justa e sustentável.

Prof.. Valdir Adilson Steinke, secretário de meio ambiente da UnB

A coordenadora do Seminário, professora Luana Cristina Wouk, destacou a importância da interação entre a CLDF e a UnB na discussão de um tema como a transição energética que, segundo ela, é um marco para a comunidade científica do DF – Tecnologias de geração, armazenamento, uso do hidrogênio, colaborações científicas e tecnológicas, além da formulação de políticas públicas de transição energética vão fechar o ciclo de painéis e palestra do evento.

A coordenadora do Seminário, professora Luana Cristina Wouk

O deputado distrital, Rogério Morro da Cruz (PRD), autor do projeto de lei do hidrogênio verde, abriu a solenidade dando boas-vindas aos participantes do evento. O parlamentar fez uma pequena explanação sobre o drama que vive algumas comunidades periféricas do DF, com as mudanças climáticas, e ressaltou a importância da Câmara Distrital em caminhar junto com a ciência nessa transição energética com vistas a construir um DF com desenvolvimento social e sustentável.

Deputado distrital, Rogério Morro da Cruz (PRD)
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
× Como posso te ajudar?