Recursos aplicados nos projetos da Finatec são transformados em desenvolvimento científico
O resultado é fruto do esforço de funcionários da Fundação que transformam ideias em realidade
Os recursos que chegam à Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), por meio de instituições públicas ou privadas têm o propósito de transformar o apoio ao trabalho de pesquisa e conhecimento científico em desenvolvimento para sociedade.
Para a gerente de recursos humanos, Renata Oliveira, essa transformação do dinheiro dos projetos em desempenho científico é resultado do esforço dos colaboradores que trabalham para que uma pesquisa, evento ou produto saiam do campo das ideias e se tornem realidade. “Temos uma área que nos traz o projeto e executa o plano de trabalho, parte orçamentária e contratação ou aquisição de bens”, explica Renata.
Segundo a gerente, áreas como os recursos humanos, T.I, logística e comunicação sustentam a gestão e administração de cursos e eventos. “Por outro lado, temos a área meio seria aquela que nos apoia em outros aspectos”, conclui.
Referência em gestão
O gerente financeiro da Finatec, professor Leonardo Nascimento, destaca que atualmente a fundação administra cerca de 400 contas bancárias específicas para recursos dos projetos. São divididas entre três bancos distintos, cada uma com suas especificidades e seus financiadores. “Esses recursos são alocados em contas específicas e geralmente é feita aplicação desses recursos durante a vigência do projeto para garantir que o dinheiro não tenha perda monetária”, ressalta Leonardo.
Segundo o gerente, manter o fluxo financeiro da instituição dessa forma é uma maneira de garantir que os investimentos serão rentáveis e não sofrerão nenhum impasse nas solicitações de pagamento. “Nós temos um plano de trabalho que nos facilita a execução de um projeto. Esse plano vão desde os repasses do financiador desde a realização em si do trabalho”, explica Leonardo.
Em termos de números, a Finatec tem aproximadamente R$ 200 milhões anuais e um fluxo de três mil pagamentos em média por mês. “O trabalho da área contábil e financeira é assegurar que todo esse fluxo cumpra, não só os requisitos legais de nossos financiadores, mas também de instituições como Ministério Público, Controladoria Geral da União e auditoria externa”, destaca o profissional.