Projeto em tecnologia da informação desenvolvido pelo MCTI em parceria com a UnB gera bons frutos
Publicada em 5 de março de 2024
Entre suas principais metas está a capacitação de profissionais para suprir a demanda dessa área no DF
O Projeto de Residência em TIC 08 (Tecnologia da Informação), de iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia da Informação, desenvolvido com apoio da Softex (Organização ligada ao MCTI) em parceria com o Instituto de Ciências Exatas, da Universidade de Brasília (UnB), capacita profissionais para suprir a demanda em redes 5G no Distrito Federal. O curso que durou sete meses contou com a gestão administrativa e financeira da Fundação de Empreendimento Científicos e Tecnológicos (Finatec).
Conforme avaliação da coordenadora do Projeto, Professora Priscila Solis Mendes Barreto, os resultados obtidos pelo projeto, vão contribuir para impulsionar a área de tecnologia da informação do DF, com vistas a atender suas demandas atuais e futuras. Entre os objetivos alcançados destacam-se o treinamento de 200 alunos do ensino superior nas áreas relacionadas ao 5G; capacitação de estudantes para projetos futuros, e suas inserções no mercado, além de preparar profissionais para pesquisas científicas.
Para a coordenadora, o projeto apresentou um bom resultado e os objetivos foram obtidos, desde sua aprovação (selecionado em conjunto com outras 22 instituições de ensino superior do Brasil) até a execução dos ciclos de treinamento. O público alvo do curso foi composto principalmente por alunos de graduação e pós-graduação, da Universidade de Brasília, mas também contou com a participação de estudantes de outras instituições de ensino. “Vale destacar que a disponibilização do curso estruturado no Moodle facilitou o acesso dos alunos ao conteúdo programático e aos materiais do curso de uma forma geral”, observa Priscila.
As metas do Projeto, segundo a professora, eram capacitar 200 alunos e certificar ao menos 40 alunos. Todos os alunos selecionados passaram pelo treinamento em tecnologias 5G e desses, 41 passaram na prova de certificação – Esse desempenho já consagra todo trabalho. Além disso, o projeto tem sua parcela de contribuição para o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2023) com a apresentação de um artigo científico.
A coordenadora do Projete esclarece que a busca da excelência do software no Brasil é um processo contínuo, e nesse sentido, a Softex, que atua há mais de 25 anos em prol do fomento da transformação digital brasileira, promovendo e executando iniciativas no âmbito nacional e internacional, nas áreas de tecnologia e inovação (como o projeto de capacitação em 5G), são iniciativas que vem sendo desenvolvidas e que estão dando certo em todo território nacional.