Notícias

  • Notícias
  • /
  • Projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciências Humanas...

Projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciências Humanas da UnB é divulgador de iniciativas de extensão e inovação

Oficinas qualificam funcionários e estudantes do Centro de Difusão Científico-Cultural nas áreas de produção e divulgação

O Projeto Ações estratégicas Para o Desenvolvimento do Centro de Difusão Científico-Cultural desenvolvido pela Universidade de Brasília (UnB), por meio do Instituto de Ciências Humanas (ICH), tem como principal objetivo servir como uma espécie de “amplificador, divulgador” das várias inciativas de extensão e inovação que são promovidas pelo Instituto da UnB. A Finatec atua como parceira para gerenciar os recursos e possibilitar a contratação de estagiários e equipamentos.

A coordenadora do Projeto, Priscila Rufinoni, garante que várias iniciativas foram beneficiadas pela divulgação e pelas oficinas realizadas durante execução do Projeto. Ela exemplifica, que a Editora Caliandra, de Brasília, que publica materiais de livre acesso é uma delas. “Duas de nossas publicações, inclusive, estão batendo mais de mil acessos” informa ao completar: “Para a editora, o projeto auxilia com oficinas de produção editorial, qualificando funcionários e estudantes, além de produzir livros de qualidade”.

Professora Rufinoni acrescenta ainda que outras iniciativas valem ser divulgadas, como, por exemplo, aquelas em que há interação do Instituto com as escolas públicas do Distrito Federal. “São várias as interações, somos três licenciaturas: Filosofia, História e Geografia, além do curso de Serviço Social. Estes cursos compõem o ICH”, detalha.

No caso da interação com as escolas, explica a professora, que há projetos para uso de metodologias ativas na Geografia; para incentivo e divulgação de Filosofia Africana nas escolas; de trabalho filosófico com a disciplina Projeto de vida no novo ensino médio; há projetos para iniciar os estudantes de ensino médio na paleografia; há projetos sobre as várias histórias de Brasília, que produzem jogos para salas de aulas e vários outros materiais.

“Todas essas incitavas serão beneficiadas pelo nosso projeto Ações Estratégicas para o Desenvolvimento do Centro de Difusão Científico-Cultural do Instituto de Ciências Humanas, que busca qualificar funcionários e estudantes do Centro de Difusão Científico-cultural (CDCC) com oficinas de produção e divulgação” destaca.

Rufinoni lembra ainda que outras frentes também serão beneficiadas pelo Projeto, e cita aquelas ligadas ao curso de Serviço Social, que segundo ela, atua diretamente com a comunidade, com projetos sobre maternidade, políticas sociais e políticas para o uso da água no DF; Ou projetos do campo da Geografia que visam pensar áreas de preservação ambiental no DF.

Dinâmica do Projeto

Conforme a professora, o projeto é, na verdade, um laboratório para estudantes e funcionários no sentido de qualificar a divulgação e os processos de inovação na UnB. “É um desafio muito grande dar o salto para a sociedade, apesar da qualidade de nossas produções. Precisamos muitas vezes de um auxílio mais técnico e profissional. Funcionamos, neste projeto, como um guarda-chuva para outras inciativas, por meio de oficinas interativas de produção gráfica e divulgação cultural” detalha.

Os recursos são provenientes de outros projetos de extensão do ICH que geram um orçamento extra para a área extensionista. “Usamos, assim, um projeto para impulsionar outros, em uma integração de áreas. Sou docente do curso de Filosofia, mas, como coordenadora de extensão do ICH, busco coordenar esse projeto no intuito de fomentar uma dinâmica de interação entre todos os cursos.

“Sabemos que algumas iniciativas importantíssimas possuem mais dificuldades, pela característica inerente a suas atividades, em captar recursos”, observa ao complementar: “Assim, os recursos de uma área de atuação de mais visibilidade podem reverberar para outras áreas menos visíveis, como o ensino e a pesquisa ambiental”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support