Notícias

  • Notícias
  • /
  • Projeto Conexão Mata Atlântica transforma vida econômica...

Projeto Conexão Mata Atlântica transforma vida econômica e social de quase dois mil produtores rurais

Representantes do MCTI, do BID, e de várias outras instituições, participaram do Projeto

O Projeto Conexão Mata Atlântica transforma para melhor a vida de quase dois mil produtores rurais, em áreas de três estados brasileiros, tornando pequenas propriedades rentáveis economicamente sem degradar o ecossistema e a biodiversidade do bioma. Este foi um dos pontos mais comemorados pelo pessoal envolvido com a execução do programa em áreas de alguns municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minais Gerais.

Foto: Adailton Bezerra

Este e outros resultados foram divulgados na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), que foi responsável pela gestão operacional e financeira do Projeto. Durante dois dias, 27 e 28 de maio, segunda e terça-feira, representantes de instituições envolvidas no programa se reuniram na Fundação, no campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), na capital do País. Além de representantes das instituições parceiras, estiveram presentes pesquisadores, lideranças ambientais e produtores rurais.

A Maria Alcimar Bezerra Tolentino Aguiar, coordenadora do projeto, não esconde a satisfação com os números apresentados. Segundo ela, a execução financeira do projeto atingiu 98% do trabalho, e lembra que somente em reflorestamento, foram mais de 16 mil hectares de área reflorestada, com uma média de 1.593 produtores rurais beneficiados com Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Maria Alcimar Bezerra Tolentino Aguiar, coordenadora do projeto – Foto: Thainá Alves

A coordenadora, que acompanhou de perto todo o processo de desenvolvimento do Projeto, destaca que os produtores rurais reconhecem a evolução, não apenas na questão ambiental, mas também na questão social, uma vez que a iniciativa promoveu significativa mudança na vida desses pequenos produtores. “Isso é imensurável, porque a gente não consegue medir essa transformação”, comenta.

Além de vários órgãos ambientais, celetistas da Finatec (em torno de 50), atuaram ativamente nessas propriedades rurais, dando todo ensinamento técnico de como promover o manejo de sua área, e de como conduzir sua propriedade de forma sustentável, de forma a conseguir crescimento econômico para a vida. “É nítido a evolução visual de como foi modificada a vida e a área daquele produtor. É algo que eles não acreditavam”, resume a Maria Alcimar.

Outros destaques

O diretor Financeiro da Finatec, Daniel Monteiro Rosa, destaca que ao longo do período de execução do projeto, a Fundação se aprofundou em novos conhecimentos da legislação ambiental para desempenhar melhor o seu trabalho de gestão. “O projeto incentivou práticas de recuperação e conservação do ecossistema por meio de PSA, instrumento que era pouco conhecido e pouco utilizado por órgãos ambientais”, observa Daniel Rosa. ”A Fundação cumpre seu papel fazendo essa orientação do PSA para que a gente esteja sempre por dentro da legislação vigente do País”, ressalta.

Diretor Financeiro da Finatec, Daniel Monteiro Rosa – Foto: Adailton Bezerra

O representante do BID, Ernando Hintze, fez questão de frisar que o projeto deixa como legado o aprendizado, e cita como exemplo, o Sistema de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), implementado durante os sete anos de execução do projeto. Ele também ressalta que a participação dos produtores rurais foi fundamental. “Eles abriram as portas de suas propriedades em apoio ao trabalho de conservação do ecossistema e da biodiversidade”, pontua. Conforme Hintze, o projeto mudou a percepção dos produtores com relação a importância da preservação do bioma e também contribuiu para a mudança de gestão dentro da propriedade.

Ernando Hintze – Foto: Adailton Bezerra

Produtores esbanjam satisfação

Os produtores rurais atendidos pelo projeto comemoraram os ganhos obtidos em suas propriedades após a execução do projeto. Sérgio Luís Fonseca Lima, de Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira, em São Paulo, foi um deles. O jovem que se formou em cinema e foi morar na cidade grande conta como foi a transformação em sua vida: “O primeiro benefício que a gente teve foi com minha volta da cidade para o campo. Com a vinda do projeto Conexão Mata Atlântica, minha mãe precisou de ajuda e tive que retornar a propriedade”, destaca.

O cineasta, e hoje produtor rural, enumera entre os benefícios uma maior consciência ambiental, como preservação do meio ambiente sem interferir na rentabilidade financeira. “A vinda do projeto foi ótima, trouxe muitos benefícios para as propriedades rurais”, reforça. A amiga e também produtora rural, Francismeire França, completa que após a chegada do projeto aumentou os cuidados com as nascentes da propriedade, com a mata atlântica e com os córregos da localidade. Os dois produtores fazem parte da Associação de Empresários Rurais de Pedro de Toledo, com 12 anos de existência, e também da Cooperativa Ouro Verde.

Sérgio Luís Fonseca Lima, de Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira – Foto: Adailton Bezerra

A mesma satisfação também foi estampada no rosto do produtor carioca Fábio José Alves, do município de Porciúncula, Sítio Murupi, distrito de Santa Clara, no Rio de Janeiro. Ele afirma que foram inúmeros os benefícios levados pelo projeto que impactaram na vida econômica e social de toda comunidade. “Na minha propriedade, e nas propriedades dos demais produtores, atendidos pelo projeto, melhorou muito a qualidade da vida econômica de todos, além de ter gerado maior consciência ambiental. “A gente espera que esse movimento, visando melhoria na questão ambiental, social e econômica seja contínuo” conclui Fábio Alves.   

Para os produtores rurais e todos envolvidos no Projeto, os resultados foram tão surpreendentes que já existe até uma fila enorme de pessoas aguardando a continuidade ou mesmo uma segunda edição do Projeto. Os produtores já estão replicando nas comunidades o sucesso obtido por eles após a execução do projeto.

Confira as fotos do evento:

Fotos: Adailton Bezerra

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support