Notícias

  • Notícias
  • /
  • Projeto ALEI promove curso de capacitação para...

Projeto ALEI promove curso de capacitação para servidores do TRF1

Com o objetivo de agilizar o tempo de resolução dos processos no sistema judiciário, a equipe do professor Nilton Silva, da Engenharia na Unb desenvolveu o framework ALEI (Análise Legal Inteligente), um software que vai acelerar casos que tramitam em segunda instância Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

O projeto tem como objetivo levantar informações em processos, principalmente no que tange os precedentes em cortes superiores e jurisprudência. A ferramenta já está sendo utilizada pelos gabinetes da Corte e com o intuito de aprimorar os usuários para utilizar a ferramenta,  o TRF 1ª Região realizou, entre os dias 2 e 13 de agosto, capacitação para compartilhamento de conhecimentos entre professores e especialistas da UnB e servidores e servidoras do TRF1.

O curso, promovido pelo Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Servidores da 1ª Região (Cedap), ocorreu de forma remota e contou com três turmas especializadas e direcionadas para diferentes áreas de atuação.

A primeira turma, “Arquitetura do Sistema”, foi direcionada aos profissionais de Tecnologia da Informação (TI), com o objetivo de apresentar os aspectos associados à engenharia de software do Alei. A segunda turma, “Funcionalidade do Sistema” foi direcionada para os analistas e técnicos judiciários dos gabinetes dos desembargadores federais, e expôs os aspectos técnicos da ferramenta como sistema de apoio à confecção de minutas de voto. Já a terceira e última turma, “Módulos de Inteligência Artificial” foi destinada, também, aos profissionais de TI, mas, desta vez, apresentou os módulos de IA embarcados no Sistema.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support