Trabalho da Finatec é reconhecido pela boa gestão na aplicação dos recursos
Publicada em 15 de agosto de 2024
O dinheiro utilizado nos projetos pode ser advindo de diversas formas de financiamento
Os resultados dos serviços prestados pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) são reconhecidos no meio acadêmico, empresarial, e por centenas de instituições e órgãos públicos que em algum momento já experimentaram do trabalho da Finatec. Entre essas instituições, uma opinião em comum: a fundação dá exemplo de como o recurso vindo de diversas formas de financiamento é bem aplicado na execução de projetos.
No caso de uma empresa privada com interesse em desenvolver uma pesquisa e recorre à Finatec, por exemplo, é firmado um contrato entre a instituição e a companhia. A partir daí o dinheiro para execução do projeto é transferido para uma conta bancária da fundação. Por sua vez, ela aplica os recursos com total controle e transparência, pontos considerados fundamentais para que se obtenha os resultados esperados.
A gerente de Relacionamentos e Negócios da Finatec, Suellen Carvalho, explica que a fundação atua como gestora administrativa e financeira e tem responsabilidade de apoiar a concepção e a construção do projeto, como também receber recursos para sua aplicação dentro da especificidade do projeto. “Os recursos podem vir de várias formas de financiamento, seja dos governos federais, estaduais, municipais, entidades internacionais e até do setor privado”, pontua.
Suellen reforça também que cada projeto tem domicílio bancário próprio, e durante sua execução, esses recursos são aplicados conforme suas necessidades. “Os projetos nascem para atender as necessidades e são executados individualmente pela Finatec em contas específicas”, conclui.
A Finatec atua em conjunto com a Universidade de Brasília e outros órgãos parceiros. A UnB pode também, estabelecer parceria com o financiador e depois procurar a fundação para fazer apenas o braço da gestão administrativa e financeira.
Alguns projetos são da própria UnB, mas outros são executados pela Finatec, como o programa UnB Idioma. A fundação atua há mais de seis anos como gestora do projeto, e é responsável pelo recebimento de todas as taxas e mensalidades e pela contratação e pagamento de uma equipe acadêmica.