Profa. Suélia Rodrigues é destaque em publicação sobre dispositivos médicos
Com ampla experiência na área de Engenharia Biomédica, atuando principalmente em Modelagem de Sistemas Fisiológicos via Bond Graph, Construção e Licenciamento de Dispositivos Médicos, Biomaterial Látex aplicado a Neoformação Tecidual, Feridas, Câncer Hepático e Ensaio Clinico, a Profa. Doutora Suélia Rodrigues, pesquisadora e fundadora do Laboratório de Engenharia e Inovação – LEI e do Laboratório de Engenharia e Biomaterial (BioEngLab – LEI) da Faculdade Gama Universidade de Brasilia UnB – FGA foi destaque numa matéria do Jornal Correio Braziliense,
Na publicação, ela apresentou inovações significativas no campo da bioengenharia, com um foco particular no aperfeiçoamento dos processos de pesquisa pré-clínica. A entrevista destacou a importância dessas tecnologias para o avanço no tratamento de doenças complexas, incluindo as complicações nos pés causadas pelo diabetes.
Os resultados alcançados são notáveis, mas igualmente relevantes são as ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em saúde, que se tornam viáveis graças à política de desenvolvimento científico e tecnológico da Universidade de Brasília (UnB), ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e à Emenda Parlamentar da Deputada Federal Érika Kokay, gerida pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).
Este desenvolvimento científico visa impulsionar o crescimento econômico e social do Distrito Federal e da região Centro-Oeste, estendendo seus benefícios a todo o país. Adicionalmente, a iniciativa está contribuindo para a internacionalização das ações científicas da UnB, promovendo a troca de conhecimento com centros de pesquisa internacionais. O progresso é evidenciado pela inclusão e aperfeiçoamento de profissionais especializados em vários níveis acadêmicos, integração com a iniciativa privada e empresas juniores, formalização de acordos de cooperação, publicação de resultados em revistas científicas de alto impacto e o depósito de patentes que asseguram o avanço das inovações tecnológicas.