Notícias

  • Notícias
  • /
  • Pitch dos pitches: segunda turma do Cocreation...

Pitch dos pitches: segunda turma do Cocreation Lab DF apresenta soluções para pessoas surdas e diagnósticos genômicos na agricultura

No auditório do Sebrae Lab, em 29 de julho, o evento final da segunda turma do Cocreation Lab DF reuniu os cocreators, mentores, alunos da terceira turma e a sociedade interessada em inovação para assistir a proposta final dos projetos desenvolvidos nos 5 meses de mentoria.

O programa foi aprovado em edital pela FAPDF em 2019 e é realizado em parceria entre a Finatec, UnB, IFB e, mais recentemente, conta com o Sebrae/DF. A segunda turma apresentou 35 projetos nos 5 polos do Distrito Federal. 

“Desde os pitches finais estamos trazendo diversidade, inovação, tecnologia e impacto social com projetos que têm a identidade do DF e da RIDE. É possível sim, em cinco meses transformar uma ideia em um negócio!”, exclama Vitória Porto, coordenadora regional do Cocreation Lab DF.

A coordenadora do projeto, professora Renata Aquino, destacou a evolução da mentoria: “Em nome da Finatec e dos parceiros do programa, gostaria de agradecer a presença de todos e o engajamento dos participantes dessa segunda turma. A engrenagem dessa turma está mais azeitada e tenho certeza de que a terceira vai ser ainda mais.” afirmou Aquino.

Conheça os vencedores do Pitch dos Pitches:

O primeiro colocado foi o aplicativo Voz Libras, dotado de I.A. implementa as rotinas de empresas, instituições educacionais e espaços públicos, permitindo ao surdo comunicação completa, ou seja, a transcrição de voz para libras e texto e de libras para voz e texto.

A solução Molbio que ficou no segundo lugar da disputa, utiliza novas tecnologias, como o escaneamento digital e a prototipagem 3D, no processo de moldagem e fabricação de próteses auriculares para aparelhos auditivos.

O OnSite Genomics ficou em terceiro lugar e busca democratizar o acesso ao diagnóstico genômico na agricultura pela implementação dos ensaios em laboratórios de análise do solo e fitopatologia presentes na maioria das regiões produtoras. Para isso, foram desenvolvidos e otimizados protocolos de sequenciamento de DNA em equipamentos portáteis e com baixo custo de aquisição.

“A decisão final foi difícil, mas ficamos muito felizes com o resultado, pois os projetos escolhidos foram aqueles que se mostraram interessados e fizeram um bom pitch. Eles podem ter muito sucesso no mercado, na sociedade e com o viés social, mas com o propósito comercial, mercadológico e isso é muito importante.” comenta o professor Luiz Salomão, idealizador do Cocreation Lab.

O evento foi transmitido ao vivo e você pode ver como foi aqui:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support