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Pesquisadores da UnB projetaram equipamento único no mundo para testar resistência de turbinas de motores de avião

Professores da Universidade de Brasília (UnB) projetaram equipamento único no mundo para realizar sofisticados ensaios que simulam, em ambiente de laboratório, as condições extremas que a conexão entre as pás e os discos de turbinas de motores de aviões estão submetidas durante vôo.

Os pesquisadores buscam avaliar a resistência ao aparecimento de fissuras (trincas) causadas pela fadiga do metal nesta interface pá-disco visando aumentar a segurança das peças e diminuir seu peso, melhorando a eficiência do motor.

As pesquisas são financiadas pela Safran, uma gigante do setor industrial francês que fabrica  motores a jato para aviões e helicópteros. Coordenado por José Alexander Araújo, professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB e PhD pela Universidade de Oxford, o trabalho consiste não apenas em testar espécimes (peças metálicas retiradas do próprio disco da turbina) sob condições muito similares às enfrentadas durante um vôo, mas também em desenvolver modelos matemáticos que sejam capazes de prever a durabilidade das turbinas para uma operação segura, ou seja, antes do aparecimento de uma trinca.  A quebra da pá ou do disco pode ser fatal para a segurança dos passageiros pois as partes rompidas podem perfurar o sistema hidráulico da aeronave ou mesmo sua fuselagem.

Em 2018 a imprensa americana divulgou detalhes de um acidente desta natureza onde uma passageira morreu após ter parte do corpo sugada para fora da janela quebrada por um estilhaço da pá. “Trata-se de pesquisa de alto nível, cara mas com resultados vitais para o projeto e à segurança do motor da aeronave. Não seria possível de ser desenvolvida sem a parceria entre universidade, fundação de apoio e empresa. Só as peças para os testes custam aproximadamente trinta e oito mil reais cada. Ensaiamos 26 peças destas nos últimos dois anos.  Além disto, para construir o equipamento de testes desenvolvido na UnB houve investimentos da ordem de R$ 3 milhões.  Assim, são os cérebros da universidade pública associados aos investimentos captados juntos ao setor privado nacional e internacional e uma moderna e competente gestão administrativa do projeto por meio de uma Fundação de apoio privado como a Finatec, que são a receita do sucesso para uma pesquisa aplicada de ponta!” ressalta o  professor Araújo.

O pesquisador também avalia o impacto de um projeto dessa natureza para a reputação da pós-graduação da UnB. “Este projeto demonstra que fomos identificados por uma gigante do setor aeronáutico mundial como um dos laboratórios líderes na produção de conhecimento e tecnologia nesta área. Isso resulta em forte internacionalização da universidade com presença de alunos e cientistas franceses em nossa pós-graduação.  Isso põe o Departamento de Engenharia Mecânica da UnB no mapa dos grandes em nível internacional!”

Professor José Alexander Araújo, professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB e PhD pela Universidade de Oxford e Gabriel Juvenal, aluno de doutorado orientado por ele

Questionado sobre o papel da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), neste processo, o professor Araújo resume como vital. “É a Finatec e seus excelentes quadros técnicos que cuidam de forma célere de todas as importações, compras e prestações de conta do projeto. Isto nos dá o tempo e a tranquilidade necessária para nos concentrarmos na atividade fim: a produção do conhecimento e a formação dos alunos!”

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